terça-feira, 25 de novembro de 2025

Alunos da rede municipal de ensinam conquintam medalhas nas Paralimpíadas

Quatro alunos conquistam medalhas na primeira fase e oito seguem para a segunda etapa.
(Foto:
Assessoria)

Imperatriz - Na primeira fase das Paralimpíadas Escolares Brasileiras, realizada de 17 a 21 de novembro, em São Paulo (SP), Imperatriz foi representada por quatro estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) os integrantes do Projeto Sou + Esporte conquistaram uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. Agora, oito estudantes do mesmo projeto seguem para a segunda fase do evento, que acontece de 26 a 28 de novembro, também em São Paulo. O coordenador do Departamento de Educação Física da SEMED, Pedro Antonio Silva, reforça que todos os paratletas de Imperatriz integram o Projeto Sou + Esporte. "O fato de a delegação do Maranhão ter 50% dos paratletas de Imperatriz evidencia a importância do Projeto Sou + Esporte nas escolas da Rede Municipal. Um agradecimento especial pelo apoio do prefeito Rildo Amaral e da secretária de Educação Genilza Sipião", destacou.

A edição 2025 das Paralimpíadas Escolares registrou recorde de inscrições, com 2.056 atletas, e se firmou como o maior evento do mundo para crianças com deficiência em idade escolar, com destaque para os alunos de Imperatriz no atletismo. No masculino, Marlon Silva Barroso Lustosa, da Escola Municipal Madalena de Canossa (classificação funcional T47, Sub-14), conquistou a medalha de ouro nos 800 metros, com resistência e excelente estratégia de prova. No feminino, Ana Beatriz da Silva Dias, da Escola Municipal Maria Evangelista (classificação funcional T44/F44, Sub-14), subiu ao pódio em três provas, com duas medalhas de prata, nos 100 e 60 metros, e uma de bronze no salto em distância, se consolidando como uma das grandes promessas do atletismo paralímpico maranhense.

Sobre sua conquista, Marlon Lustosa destacou a dedicação durante as competições: "Fiquei muito orgulhoso. Representar minha cidade e meu estado foi especial, porque queria mostrar que, mesmo com limitações, também podemos chegar longe. Essa medalha é muito importante para mim. Trabalhei duro e queria vencer em todas as modalidades em que competi, mas consegui na corrida de 800 metros livres. Mesmo assim, estou muito feliz. É como se um sonho estivesse se realizando", afirmou. Para o professor, técnico da Rede Municipal de Ensino e acompanhante dos atletas nas duas fases, Thiago Nascimento de Sousa, as conquistas refletem o esforço e a superação de cada aluno. "A participação dos nossos quatro atletas foi de destaque, com muita dedicação e superação. Cada aluno entrou nas provas com foco, disciplina e determinação, mostrando que Imperatriz é realmente uma cidade grande. As medalhas e resultados obtidos têm grande impacto para a cidade e para a rede municipal, pois evidenciam o valor do trabalho desenvolvido nas escolas, o potencial dos alunos quando recebem acompanhamento e incentivo, a força do esporte como ferramenta de inclusão e transformação, e reconhecem o papel do profissional que esteve ao lado dos estudantes em todo o processo", destacou.

As competições seguem com o segundo bloco, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), de 24 a 28 de novembro de 2025. No tênis de mesa, a participação ficará por conta de Emilly Rihanna Lima Moraes e Isabelly Farias Ribeiro, da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho. Na modalidade parabadminton, os representantes serão Anna Sophia Viana e Sofia Santos Sousa, também da Escola Municipal Bilíngue; Arthur Freitas Brito, da Escola Municipal Tomé de Sousa; e Arthur Oliveira, da Escola Municipal Castro Alves I.

Na bocha paralímpica, os estudantes que disputarão as provas são Victor Gabriel Gomes Barreto, da Escola Municipal Antônio Leite, e Lara Geovana Alencar Silva, da Escola Municipal Madalena de Canossa. A delegação de Imperatriz conta ainda com o professor e técnico Eliverton Silva e a intérprete Sara Lopes.

Texto: Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário