segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Rapidinhas desta segunda - 22/02

Dênis (3) e Lucas Yan (4), formaram a dupla de zaga do Imperatriz.
(Foto:
Vagner Grigorio/SID)

Imperatriz - Fim de semana agitado com a abertura do Campeonato Maranhense de Futebol Profissional e a penúltima rodada do Brasileirão, que tem o Flamengo como novo líder e mais uma equipe rebaixada para a Série B de 2021. Agora são 3 equipes e a última vaga, praticamente, definida.

Novo líder
Com a vitória, de virada, do Flamengo sobre o Internacional (2 x 1), na tarde de domingo, no Maracanã. o atual campeão brasileiro, enfim, assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, restando uma rodada. O Inter até saiu na frente, com gol de Edenílson cobrando pênalti, marcado acertadamente por Raphal Claus, onde Gustavo Henrique puxou a camisa de Yuri Alberto. O Flamengo empatou, ainda, na primeira etapa, com Arrascaeta finalizando passe de Bruno Henrique, e virou com Gabigol, no 2º tempo, aproveitando passe de Arrascaeta. Com a vitória, o Flamengo assumiu a liderança com 71 pontos, deixando o Inter com 69. 

Reclamação
O Internacional reclama da expulsão do seu lateral direito, Rodinei, logo no início da 2º tempo, quando o jogo estava empatado em 1 x 1. Os colorados entendem que o falta cometida por Rodinei em Filipe Luis, do Flamengo, era lance passível de cartão amarelo e não vermelho, como aconteceu. Só que o árbitro Raphael Claus, chamado pelo VAR, entendeu que o lance foi para vermelho. Como sempre, jogadores, dirigentes e torcedores se aproveitam do momento para culpar a arbitragem (VAR) pela derrota. Mas não lembram que em lance igual (jogo contra o Boca, na Libertadores) foram "beneficiados" com expulsão do adversário, além de outros lances e situações, como a mais recente, no jogo com o Vasco, onde informaram que o VAR estava descalibrado, no gol de Rodrigo Dourado, o mesmo que saiu reclamando da expulsão de Rodinei. Por ser a reta final do campeonato, a pressão é maior.

Campeão
O Flamengo está a uma vitória do título brasileiro (bi campeonato). Independente do resultado do jogo do Inter com o Corinthians, em Porto Alegre, o Flamengo será campeão, caso vença o São Paulo, no Morumbi. Pelo futebol que as duas equipes estão jogando, o Rubro Negro é o favorito para a vitória. Claro que favoritismo não ganha jogo, mas é um alento para o torcedor. Não custa nada lembrar que nos 3 confrontos entre Flamengo e São Paulo, o time paulista venceu todos, Foram dois pela Copa do Brasil e um no turno do Brasileiro. Mas não podemos esquecer que o momento era outro. O jogo pode não representar mais nada ao tricolor paulista, desde que ele vença o Botafogo na noite desta segunda-feira. Os jogos da última rodada acontecem todos na quinta-feira, às 21h30.

Começou
E o Campeonato Maranhense começou, neste fim de semana, com dois jogos no sábado e dois no domingo. No sábado, o Sampaio goelou o Bacabal por 4 x 0, em São Mateus e o Pinheiro derrotou o São José, por 1 x 0, em Pinheiro. No domingo foi a vez do Juventude derrotar o IAPE, por 3 x 0, em São Mateus, enquanto o Moto Clube derrotou o Imperatriz por 2 x 0, em São Luís. A classificação aponta Sampaio, Juventude, Moto e Pinheiro com 3 pontos nessa ordem por conta do saldo de gols. Na sequência vem o São José, Imperatriz, IAPE e Bacabal. A 2ª rodada começa nessa terça-feira, com Sampaio x São José, o time 19h30. Na quarta-feira teremos Bacabal x Pinheiro, às 15h30 e Moto Club x Juventude, 19h30. Fechando a rodada, Imperatriz x IAPE, às 19h30 de quinta-feira.

Estreia
Mesmo com a derrota por 2 x 0, para o Moto, até que gostei do jogo do Cavalo de Aço. Com tudo que o Imperatriz viveu em 2020, um ano trágico, tanto dentro, como fora de campo, o time conseguiu competir com o rubro negro, mesmo jogando no Nhozinho Santos. As duas equipes criaram chances de gols, com os dois goleiros evitando a queda de suas, respectivas, metas. O Moto chegou ao primeiro gol em uma bola parada, falta bem cobrada por Raí, mas que contou com a colaboração do goleiro Pablo. Não dá para tomar gol de falta quase da intermediária, com a barreira fora da grande área. Nos acréscimos do jogo, o Imperatriz sofreu o segundo gol, sem ninguém na marcação na entrada da área, Jeferson aproveitou a liberdade e finalizou colocado, sem chances para Pablo. Vitória justa do Moto.

Falta de audácia
Um ponto falho no Imperatriz foi a falta de audácia do treinador Jairo Nascimento. O time perdia por 1 x 0 e ele só fez a primeira substituição lá para os 40 minutos da etapa final. Com direito a 5 substituições, em 3 paradas, não pode o treinador deixar para mexer restando 5 minutos para terminar o jogo. Se o time iria empatar ou não, é outra história, mas pelo menos o treinador tentou. Pode até falar que fez 4 alterações, só que muito tarde. Poderia ter renovado o gás do time com 25 ou 30 minutos, colocando 3 jogadores descansados e as outras duas faria até os 40 minutos. Como disse o Paulinho Kobayashi uma certa vez: 5 alterações são boas, dependendo do treinador. Pelo visto não foram boas para o Jairo, pelo menos no jogo com o Moto.

Vai começar
O campeonato do Imperatriz vai começar, mesmo, na quinta-feira (25), quando recebe o IAPE, no Frei Epifânio. O Cavalo de Aço precisa vencer seus 4 jogos em casa, começando pelo IAPE, que perdeu por 3 x 0 para o Juventude. De acordo com o repórter Edvaldo Cardoso, o IAPE poderia ter melhor sorte, já que teve chances de abrir o placar, inclusive, desperdiçou um pênalti. Sendo assim, o Imperatriz precisa tomar os cuidados necessários para não ser surpreendido. Além do IAPE, o Imperatriz enfrenta, em casa, o São José, Juventude e Bacabal. Este é o campeonato do Cavalo de Aço. Vencendo os 3 jogos vai está classificado para a segunda fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário