Parceiro do Blog

Parceiro do Blog

Rádio MDB

Rádio MDB 2

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Abnegados criam Liga Imperatrizense de Handebol

Imperatriz - A segunda-feira, dia 21 de agosto de 2017, vai ficar na história do handebol de Imperatriz, pois é a data que foi fundada a Liga de Handebol. Esporte que vem crescendo no Brasil, mas que em Imperatriz, ainda, não tinha uma liga para a realização de campeonatos e competições.

Origem
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, Áustria, Suíça e Alemanha. Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados, parecidos com os de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores. No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.

Brasil
O Handebol surgiu no Brasil Após a I Grande Guerra Mundial, uma vez que um grande número de imigrantes alemães veio para o país estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas. Dessa forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradição folclórica e por extensão as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então Handebol de Campo. Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1° Presidente Otto Schemelling.

O Handebol de Salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).

Imperatriz
Em reunião na noite de segunda-feira, os amantes de handebol de Imperatriz, fundaram a Liga Imperatrizense de Handebol e além de debaterem sobre as futuras competições e criação de escolinhas de base, escolheram Rildo Amaral como presidente da mesma, Luana Campos como vice-presidente e Franomar Gaby como tesoureiro. A entidade vai funcionar à Rua Pernambuco, 1460, esquina com a Rua Rangel Nunes, final da Nova Imperatriz, próximo da Rua Padre Cícero.

Rildo Amaral falou sobre os objetivos da Liga de handebol de Imperatriz: “A Liga foi criada para motivar a realização de campeonatos, estímulos à prática esportiva desde as escolinhas até o máster e teremos a competência do Eurico Amadeus à frente da pasta de competições”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário