quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

FMF realiza reunião com os clubes e propõe mudança no campeonato

Imperatriz - Com as ausências de Imperatriz e Cordino, que não participaram e nem enviaram representantes, a Federação Maranhense de Futebol (FMF), realizou reunião com os clubes no dia 9 de janeiro (segunda-feira), conforme ATA em anexo, no auditório do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), localizado na sede da FMF, onde foi tratado sobre a Tabela e o Calendário disponível para a disputa do Campeonato Maranhense de 2017.

Na reunião, comandada pelo presidente da Federação, Antonio Américo, os dirigentes de clubes foram informados sobre os impactos do calendário do futebol brasileiro deste ano. Antonio Américo disse que antes dos clubes maranhenses disputarem a Copa do Nordeste, o estadual dispunha de 26 datas. Atualmente este número caiu para quase a metade, e com a extensão da Libertadores, a Conmebol enforcou as datas da CBF, que por sua vez deixou mais curto o calendário para os estaduais.

Diante desta situação, a FMF quer adequar a tabela do maranhense, diminuindo as datas, mas não decidiu, ainda, como pretende fazer. Na ATA da reunião, que o Jornal CORREIO POPULAR teve acesso, o vice-presidente de competições, Antonio Henrique de Moraes Rêgo, disse que as datas do maranhense diminuíram de 18 para 14 e com isso está com dificuldades de adequar a tabela. A situação se torna mais difícil, ainda, por conta das participações de Moto e Sampaio nas Copas do Nordeste e do Brasil.

Ainda, de acordo com a ATA, a Federação, através da CBF, fez uma solicitação para o Conselho Nacional de Esporte (CNE), no sentido de alterar o regulamento específico da competição, para que as datas sejam preservadas. Os dirigentes de clubes decidiram manter a tabela conforme o que foi publicado no dia 1º de dezembro de 2016. A FMF, por sua vez, disse que se Moto e Sampaio seguirem mais adiante nas Copas do Nordeste e do Brasil e com a permissão do CNE, poderá haver alterações nas datas das finais de turnos e até do campeonato. Ou seja, poderá haver apenas uma partida nessas finais, em vez de duas, como está no Regulamento.

Aí vem a pergunta, como iniciar um campeonato que não se tem a definição de como vão ser as finais de turnos e até do campeonato? Coisas do futebol do Maranhão.
Ata da reunião do dia 9 de janeiro na sede do TJD/FMF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário