quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Cavalo de Aço completa 55 anos de existência

Sociedade Atlética Imperatriz fundada em 4 de janeiro de 1962.
Imperatriz - No dia 4 de janeiro de 1962, portanto 55 anos atrás, nascia a Sociedade Atlética Imperatriz (SAI). Foram anos de glórias e a conquista de milhares de torcedores apaixonados. O Imperatriz nasceu através do Sindicato de Arrumadores, por meio do apaixonado Severino Gomes, que hoje já não está mais no nosso meio.

Vários craques vestiram e honraram a camisa do Imperatriz (SAI). Aqui de Imperatriz e região, craques que se destacaram, como Valdo Cabaço, James, Alencar, Lamartine, Fabinho e tantos outros. O “Mais Querido”, também, teve o privilégio de receber jogadores conhecidos de fora do Maranhão. Alguns conhecidos nacionalmente, como Paulo Róbson (lateral esquerdo) campeão brasileiro no Bahia e Jacozinho, um dos mais folclóricos jogadores que o Brasil já viu. O Cavalo de Aço já teve grandes nomes como técnicos. Toninho Baiano (lateral da Seleção Brasileira), Juari (atacante do Santos), entre outros. O título mais importante do clube nesta época foi o vice-campeonato, em 1993, com Damião Benício como presidente. A decisão foi em São Luís, contra o Maranhão. Antes do apito final, os torcedores maqueanos invadiram o gramado do Castelão.

Nasce o novo Imperatriz
Em 2000, por uma questão política, a Sociedade Atlética Imperatriz (SAI), sai de cena e surge no seu lugar a Sociedade Imperatriz de Desportos (SID).

Na oportunidade, o então presidente do clube, Humberto de Almeida Castro, articulava, juntamente com sua diretoria, o nome do então prefeito, Ildon Marques, para ser o presidente do Conselho Deliberativo do time. Só que a política entrou no meio e para a surpresa da maioria, o então vereador, Raimundo Trajano Neto, foi o eleito. Com as mãos atadas e, orientado pelo presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Alberto Ferreira, Humberto Castro solicitou licença da Sociedade Atlética Imperatriz (SAI) e fundou, no dia 18 de fevereiro de 2000, a Sociedade Imperatriz de Desportos (SID)

Com esta nova nomenclatura (e novo CNPJ também), o Imperatriz conquistou seus dois títulos estaduais. Em 2005, na administração do presidente Nilson Takashi, e em 2015, tendo o vereador Buzuca como presidente. Participou de Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e, no ano passado, da Copa do Nordeste pela primeira vez.

No papel, o SAI existiu de 62 a 99 (37 anos) fazendo a alegria dos seus torcedores. A partir de 2000, o SID vem ocupando o lugar no coração do torcedor do Cavalo de Aço durante esses 17 anos. O certo é que, mesmo com essa discussão de Sociedade Atlética Imperatriz (SAI) e Sociedade Imperatriz de Desportos (SID), o Cavalo de Aço está aí se preparando para mais um estadual, novamente, tendo Damião Benício na presidência, prometendo brigar pelo título deste ano.

Mesmo assim é importante não esquecer essas datas e, se possível, sempre comemorarmos. Aqui fica o registro do Blog do Carloto Júnior, ao mesmo tempo em que desejamos sucesso e conquistas para o Cavalo de Aço em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário