quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

João do Vale é homenageado com projeção no Palácio dos Leões

São Luís - O músico, cantor e compositor João do Vale foi homenageado pelo Governo do Maranhão. Na noite da última terça-feira (6) uma projeção com trechos das músicas mais marcantes do maranhense ficou estampada na fachada da sede oficial do Governo do Estado.

Há 20 anos falecia João do Vale, músico, cantor e compositor maranhense, nascido na cidade de Pedreiras, que deixou relevante legado para a música popular brasileira. Presente ainda hoje na cultura popular através de músicas como ‘Carcará’, ‘Pisa na Fulô’ e ‘A Voz do Povo’, ele é lembrado permanentemente por meio do teatro que leva seu nome, localizado na Rua da Estrela, no coração do Centro Histórico de São Luís.

Originalmente construído em 1950 como galpão para servir de depósito de açúcar de propriedade do empresário Rocha Aguiar, o prédio que hoje abriga o Teatro João do Vale foi adquirido pelo Governo do Estado na administração de Epitácio Cafeteira, durante a execução do Projeto Reviver, devido a sua localização estratégica, na área do Largo do Comércio, Rua da Estrela.

Antes de abrigar o João do Vale, o casarão foi sede do “Teatro Canarinho”, assim chamado pelas cores da fachada, pintada de amarelo, além do laboratório para o Curso de Formação de Atores do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem).

O artista João do Vale
O músico, cantor e compositor João Batista do Vale nasceu no dia 11 de outubro de 1934, no município de Pedreiras, na Região do Médio Mearim. Faleceu em 6 de dezembro de 1996, em São Luís. De origem humilde, se mudou para a capital maranhense aos 13 anos, tendo estreado como cantor no ano de 1964. Autor de hinos do cancioneiro popular, cantou a vida do camponês nordestino, a luta pela terra e a falta de acesso a direitos básicos, como aprender a ler e escrever. Suas músicas seguem sendo cantadas por grandes intérpretes da música brasileira. 

Homenagem
Na noite de terça-feira (6), o músico João do Vale foi homenageado com uma projeção em frente ao Palácio dos Leões. O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, ressaltou que a homenagem é apenas mais uma, já que o poeta e músico maranhense é permanentemente homenageado com o teatro, que leva seu nome, e com diversas reverências em constantes eventos promovidos pelo Governo do Maranhão. 

Texto: SECAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário