sábado, 17 de maio de 2014

Bastidores da política deste sábado..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado, 17 de maio de 2014.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
17 de Maio de 2014    

Novo rumo
Pela movimentação que vem sendo verificada, a entrada de Lobão Filho (PMDB) deu ânimo ao Grupo Sarney. Bom nome, o ex-pré-candidato Luís Fernando foi lançado por Roseana Sarney e, embora com a poderosa Secretaria de Infraestrutura nas mãos, não conseguiu deslanchar eleitoralmente.   Daí, houve a troca, entrando Lobão Filho. O cenário é outro. Há mais empolgação da classe política e dos militantes, o que não se via nas visitas que LF fazia aos municípios. Em Imperatriz, às vezes passava despercebida a sua presença. Já com Lobão Filho está sendo diferente. A prova disso, foi a sua estada na cidade nos últimos dois dias. Encontros com grande número de pessoas e presenças  de dezenas de lideranças políticas, entre deputados, prefeitos, vices, ex-prefeitos, vereadores e deputados. O seu discurso forte também faz a diferença. Com pouco mais de um mês como pré-candidato, já está numa situação muito melhor do que a de FL.

E...
Até agora Luís Fernando ainda não se manifestou. Não disse se apoia Lobão Filho ou Flávio Dino, ou mesmo se vai para casa,  ficando neutro na eleição. Durante o seu discurso no encontro promovido pelo PMDB, com a presença de Lobão Filho, o ex-prefeito Ildon Marques fez elogios a Luís Fernando e destacou ser muito importante o seu engajamento na campanha de Lobão.

Juntos
A visita do pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) também movimentou a classe política.   Ele conseguiu unir os três principais candidatos a prefeito das eleições de 2012 – Sebastião Madeira, Carlinhos Amorim e Rosângela Curado. O problema vai ser manter o grupo unido na eleição municipal. Madeira não será candidato, mas tentará eleger o sucessor. O grande sonho de Curado e ser prefeita. A não ser que Madeira resolva apoiá-la. E nada na política é impossível.  

Visita
Ontem pela manhã, o pré-candidato Lobão Filho visitou O PROGRESSO. Foi recebido pelos diretores Sergio Godinho e Sergio Henrique. Ele estava acompanhado de prefeitos, deputados, vereadores e outras lideranças. Lobão Filho lembrou da ligação do pai Lobão com Imperatriz, onde nasceu politicamente, e do seu apreço pela cidade.

Será?
Continuam os rumores de que o PMDB estaria disposto a entregar os cargos que tem na prefeitura, especialmente o da Secretaria de Meio Ambiente. O presidente da sigla, Antonio Leite, ainda não se manifestou sobre o assunto. Mas há integrantes do partido favoráveis, afinal o prefeito Madeira está apoiando o adversário do candidato do PMDB.

Olha aí!
- “Esse é um movimento artificial que surgiu fora do PT e que alguns companheiros compraram de forma equivocada. É preciso dizer que o projeto Flávio Dino foi derrotado no PT. Então essa turma, não vendo mais perspectivas por lá, pois o comunista fez uma aliança com o PSDB, maior adversário dos petistas, tenta tumultuar o processo aqui”. A afirmação é do petista Evandro Souza, membro da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), descartando a possibilidade do PT abrir mão da vaga de vice de Lobão Filho para ficar com a primeira suplência de senador.   

Juredo
Com saudade, registramos hoje mais um ano da morte do jornalista e advogado Jurivê de Macedo, ocorrida na tarde do dia 17 de maio de 2010. Ontem ele completaria 84 anos. Mestre Juredo foi fundador de O PROGRESSO, juntamente com o empresário José Matos Vieira, que faleceu no dia 30 de junho do ano passado, aos 91 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário