domingo, 11 de maio de 2014

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 11 de maio de 2014.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
11 de Maio de 2014    

Madeira é Flávio Dino
Não havia mais segredo na decisão tomada pelo prefeito de Imperatriz. “Meu compromisso é com Luís Fernando”, dizia abertamente. Disse, inclusive, para Roseana Sarney dias antes do pré-candidato deixar de ser. Depois, esteve novamente com a governadora e, junto a esta, o agora pré-candidato Edison Lobão Filho. Nesta ocasião, instado a se declarar, disse que essa era uma decisão que não se tomava sozinho e menos ainda em tão curto tempo. Com a decisão amadurecida, Madeira foi na sexta-feira ao Palácio dos Leões. Foi recebido pelo ex-presidente da República, José Sarney, já que Roseana, com problemas de saúde, não poderia. Aqui, desse encontro, que merecia ser testemunhado por muitos que reagem negativamente ao primeiro dissabor, uma aula de civilidade. Madeira expôs suas razões e José Sarney, maturado pela longa atividade política e as situações que essa impõe, ouviu e compreendeu.

Madeira e Roseana
Madeira externou de maneira enfática seu reconhecimento à parceria estabelecida com Roseana, que resultou na liberação de recursos para Imperatriz. Fez questão de enaltecer a deferência que o seu governo teve com o município e, especialmente, a relação pessoal construída.

Expectativa
A expectativa do prefeito agora é que os recursos ainda não liberados pelo governo do Estado sejam mantidos. Questionado sobre isso, durante entrevista em São Luís, Madeira deixou claro não esperar retaliação. “A governadora sempre manifestou seu apreço por Imperatriz”, disse.

Nada muda
Com relação ao PMDB imperatrizense, que ocupa cargos no primeiro e no segundo escalões da administração municipal, Madeira afirmou que nada muda. “No que depender da minha vontade, todos permanecem”.

Nada muda II
Com relação a candidaturas a deputado federal e estadual, Madeira afirmou também que seus candidatos são os mesmos, embora estes apoiem Edinho Lobão. “Vou trabalhar por Chiquinho Escórcio, Pastor Porto, Léo Cunha e o deputado Pádua”.

Nem vice
Não acredito que aconteceria. Mas foi especulado sobre o lançamento de uma possível candidatura ao governo por uma aliança envolvendo alguns partidos chamados “nanicos”. E o candidato seria de Imperatriz. É verdade que a chance de vencer seria mínima, mas já seria o pontapé de uma luta. Imperatriz é a segunda cidade do estado. Por que não lançar um candidato? Vai ser sempre coadjuvante? E nesta eleição não terá nem vice! O de Flávio Dino é Carlos Brandão, de Colinas. O de Lobão Filho será um petista, provavelmente Antonio Heluy, de São Luís.

E...
Já que o PDT não vai indicar o vice de Flávio Dino, seria a oportunidade de lançar uma candidatura própria. E nada melhor do que o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo. É verdade que ele não aceitaria embarcar nessa aventura, até porque tem uma eleição quase certa para deputado federal. Mas que seria importante para a região dar o pontapé de uma batalha pelo Palácio dos Leões, não há dúvida. Um dia, quem sabe...

Plebiscito
Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB). Embora haja mais dois pré-candidatos (PSOL e PSTU), a eleição deste ano no Maranhão será praticamente plebiscitária. E também foi “nacionalizada”, com a adesão de Flávio Dino a Aécio Neves (PSDB). Do outro lado estará Dilma-PT/Lobão Filho.

Promessa
Em São Luís, o pré-candidato a presidente da República, Aécio Neves, prometeu concluir a Ferrovia Norte-Sul, obra lançada pelo ex-presidente José Sarney. O PT retomou as obras, já que no governo FHC nada foi feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário