terça-feira, 6 de maio de 2014

Bastidores da política desta terça..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 6 de maio de 2014.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.
Bastidores
06 de maio de 2014
   
Disputa
Deve haver queda de braço na escolha do nome do PSDB para ser vice na chapa encabeçada por Flávio Dino (PCdoB). É que o presidente estadual da sigla, deputado Carlos Brandão, não abre mão da vaga, que praticamente ficou definida depois do encontro que ele e Flávio Dino tiveram com o presidenciável Aécio Neves. Mas no ninho tucano há quem não aprova o nome de Carlos Brandão. O prefeito Sebastião Madeira, por exemplo, estaria articulando a indicação do ex-prefeito de Açailândia, Ildemar Gonçalves dos Santos. Madeira terá um encontro com Aécio Neves e essa questão deverá ser discutida. Carlos Brandão tem um padrinho político forte, o primo José Reinaldo Tavares (PSB), um dos cabeças do grupo oposicionista.

Definição
Está prevista para hoje uma posição oficial do PDT sobre o rumo que tomará nas eleições. O partido já estava fechado com Flávio Dino, inclusive com a garantia de que iria indicar o vice. Mas depois da chegada do PSDB para ocupar a vaga, a situação já não é mais a mesma. O ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, já se movimenta na tentativa de que o PDT tenha candidatura própria. Ele quer ser o indicado. É aguardar.

E..
O que é combinado não é caro, de tal modo que o que me parece correto para o PDT é exigir o cumprimento do acordo político, no sentido do partido compor a chapa majoritária, a exemplo do que vem sendo reafirmado com a participação do PSB através da pré-candidatura de Roberto Rocha ao Senado Federal”. A declaração foi feita pelo ex-prefeito Deoclides Macedo em entrevista publicada domingo por O PROGRESSO, ao ser perguntado se o partido poderá chegar ao ponto de lançar candidatura própria.

Olha aí!
A coisa está ficando cada dia mais séria para o lado da prefeita de Açailândia, Gleide Santos. Consta que no último sábado ela foi notificada pela Comissão Processante da Câmara Municipal. Os vereadores apuram denúncias de supostas irregularidades feitas por um empresário da cidade. Gleide Santos garante estar tranquila e apresentará a sua defesa num prazo de 10 dias. A Câmara tem 17 vereadores e somente 4 estão fazendo parte da bancada governista.

Greve
Como haviam prometido, os professores da rede municipal de ensino de Imperatriz iniciaram ontem uma greve por tempo indeterminado. É a campanha salarial de 2014. Da sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (STEEI), eles saíram em caminhada, passando pela Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação, na rua Ceará. Os professores querem um reajuste de 13%, além de vale-ticket de R$ 230,00, também extensivo a todos os trabalhadores da educação. A proposta foi entregue no dia 6 de fevereiro, mas até agora a prefeitura não se manifestou.

Medo
A onda de criminalidade assusta a população de Governador Edison Lobão. Os bandidos estão “deitando e rolando”, até parecendo que não existe polícia na cidade. Os vereadores resolveram fazer uma reunião para tratarem do assunto com o comandante do 3º BPM, coronel Markus, e o delegado regional, Assis Ramos.

Bico do Papagaio
A Agência Senado informou que a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) analisa nesta quarta-feira (7) proposta de criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Bico do Papagaio (RIBP), abrangendo 66 municípios de Maranhão, Tocantins e Pará. A RIDE consta do Projeto de Lei do Senado 469/2014 - Complementar, de autoria do senador Vicentinho Alves (SDD-TO).

Bico do Papagaio II
O texto estabelece que a Região Integrada de Desenvolvimento do Bico do Papagaio será constituída por 16 municípios maranhenses, 25 paraenses e 25 do Tocantins, distribuídos em oito microrregiões, com área total de 141 mil km² e população de 1,7 milhão de habitantes. O projeto também institui o Programa Especial de Desenvolvimento da Região do Bico do Papagaio, com ações prioritárias para a região, de apoio às atividades produtivas, meio ambiente, turismo, infraestrutura básica e geração de empregos. A relatora da matéria na comissão, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), deu parecer favorável à sua aprovação. O projeto seguirá depois para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário