sexta-feira, 30 de maio de 2014

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta feira, 30 de maio.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
30 de Maio de 2014   

Eleição
Em discurso da tribuna na sessão de quarta-feira, o vereador José Carlos Barros disse que a eleição da mesa diretora da Câmara nunca tinha alcançado tanta repercussão como a de agora, ganhando as ruas e sendo um assunto predominante nas rodadas. Na verdade, está sendo uma eleição atípica, onde não há inclusive interferência do Executivo. A propósito, ontem José Carlos voltou a ocupar a tribuna e reagiu contra boatos, segundo ele feitos por "pilantras", sobre o processo eleitoral. Também ontem a maioria dos vereadores voltou a declarar voto em favor de Zé Carlos. Com o dele, hoje seriam 14 votos. A eleição foi antecipada de dezembro para o próximo dia 5 de junho.    

Reação
A propósito das especulações de que, no caso de uma aliança PDT-PMDB,  ela poderia ser vice na chapa de Lobão Filho, a odontóloga Rosângela Curado divulgou nota descartando essa possibilidade. Ela reiterou que é pré-candidata a deputada federal e apoia Flávio Dino (PCdoB).    

Vice no comando
Devido a problema de saúde que está enfrentando o prefeito do município de São Francisco do Brejão, Magnaldo Fernandes (PSDB),  a Câmara Municipal, em sessão extraordinária, empossou o vice-prefeito José Osvaldo Farias, o "Zé Doia". Magnaldo se afastou do cargo temporariamente para tratamento em Goiânia.  

Crise
Em Santa Inês o prefeito Ribamar Alves (PSB) enfrenta uma crise política-administrativa. Recentemente a população foi às ruas protestar, cobrando benefícios para a cidade e exigindo a  cassação do prefeito. E o vice-prefeito Ednaldo Lima (PT) confirmou seu rompimento com Ribamar Alves. O vice e o PT são tão desprestigiados na administração, que Ednaldo nunca teve sequer um gabinete na prefeitura. E assim está acontecendo a mudança que Alves prometeu em Santa Inês. 

Pegando
Com a recomendação do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, para viabilizar a sua candidatura ao Senado, o ex-prefeito João Castelo vai intensificar os contatos com lideranças políticas do estado. Já está marcado para este sábado, no Grand São Luís Hotel, um encontro com os vereadores da capital. A dificuldade de Castelo é encontrar apoio dentro do grupo de Flávio Dino, porque o PSDB já ocupa a vaga de vice, e o próprio líder comunista prefere como candidato Roberto Rocha (PSB).   A deputada estadual Gardênia Castelo voltou a fazer discurso na Assembleia, reafirmando que o pai é pré-candidato ao Senado. 

Violência
O Mapa da Violência 2014 jogou uma "ducha de água fria" no discurso da oposição maranhense em relação à criminalidade. Divulgados pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano (FLACSO), os números mostram que o Maranhão está muito atrás de outros estados brasileiros no índice de assassinatos. Ocupa a 22ª posição na média de homicídios registrados no Brasil, com uma taxa de 26 assassinatos por 100 mil habitantes. Alagoas lidera: 64,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Espírito Santo é o 2º, com 47,3%, Ceará 44,6% e Goiás 44,3%. A taxa de assassinatos no Maranhão é abaixo da média do Brasil, que de acordo com o levantamento atingiu 29%.

Reunião
Hoje a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fará uma reunião com os motoristas de vans, às 9h, no plenário Léo Franklin, da Câmara Municipal. A solicitação foi feita pelo deputado federal Francisco Escórcio (PMDB), atendendo pedido dos vanzeiros de Imperatriz. Participarão os vereadores que integram a Comissão de Obras e Serviços Públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário