sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bastidores da política desta sexta-feira..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 9 de maio de 2014.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.
Bastidores
9 de Maio de 2014    

Dilema
Caso o prefeito Sebastião Madeira feche mesmo acordo com o PCdoB, como ficará a situação do PMDB na Prefeitura? O partido comanda a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente. Todos os cargos na pasta são preenchidos com peemedebistas. O PMDB tem como pré-candidato a governador o senador Lobão Filho, e com o PSDB/Madeira apoiando Flávio Dino, seria natural que os cargos fossem desocupados, a não ser que não seja interesse do prefeito perder a ligação que tem com o comando do PMDB em Imperatriz. Na convenção das eleições de 2012, o partido impediu que Ildon Marques fosse candidato e apoiou Madeira, ganhando com isso cargos no governo. Agora com a disputa estadual, resta esperar o que vai acontecer em relação aos cargos que o partido ocupa.

Aliança
Hoje o presidenciável Aécio Neves (PSDB) anuncia a aliança do partido com o PCdoB de Flávio Dino. O senador mineiro desembarca nesta sexta-feira em São Luís para cumprir intensa agenda política na capital maranhense. Às 14h30 haverá um encontro no Hotel Luzeiros, quando Aécio e Flávio Dino falarão sobre a coligação tucanos-comunistas. Com isso, o PCdoB maranhense oficializa o seu rompimento com a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT. Dino foi presidente da Embratur.

Senado
Aécio Neves também deverá dar o seu recado ao PCdoB e partidos aliados. Quer João Castelo como candidato a senador. O grupo já tem Roberto Rocha (PSB) como pré-candidato. É um problema que poderá causar séria dor de cabeça a Flávio Dino.

E...
O prefeito Sebastião já está desde ontem em São Luís para participar do encontro de Aécio Neves com Flávio Dino. Antes, teria uma conversa com a governadora Roseana Sarney para comunicar-lhe sobre a sua decisão de apoiar o candidato do PCdoB.

Será?
Embora tudo possa na política, taí uma coisa difícil de acontecer. Especula-se que está acontecendo em Brasília uma negociação com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, para que o partido venha a integrar a aliança comandada pelo PMDB de Lobão Filho. As duas siglas devem se unir no Rio de Janeiro, com Lupi sendo vice do governador Pezão, o que ajudaria nas negociações em relação ao Maranhão. Lobão teria um encontro com Lupi ainda esta semana.

Olha aí!
Ontem o vereador José Carlos ganhou apoio do vereador Enoc Serafim na sua busca pela eleição à presidência da Câmara. Agora já seriam 15 vereadores favoráveis a Zé Carlos. Há uma tentativa de antecipar a eleição para junho, mas a posse somente em janeiro, com o atual presidente permanecendo até o final do ano.

Agora vai
Mostrando cópia do Diário Oficial da União, ontem o deputado federal Francisco Escórcio anunciou a homologação da obra da Travessia Urbana de Imperatriz, no valor de R$ 168.750.000,00. “Foi homologada pelo DNIT e será dada a ordem de serviço de imediato, para que tenhamos o início das obras de duplicação da Travessia Urbana de Imperatriz”, afirmou Escórcio. Ele observa que “esta é a maior obra pública a ser executada em Imperatriz. A Presidente Dilma, acatando a solicitação do povo de Imperatriz, através do empenho da governadora Roseana Sarney, senador José Sarney, prefeito Sebastião Madeira e o deputado Francisco Escórcio, ordenou recursos para essa grande obra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário