quinta-feira, 8 de maio de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 8 de maio de 2014.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
8 de Maio de 2014    

Coordenação
O pré-candidato a governador Lobão Filho (PMDB) já começa a escalar o seu time para a disputa do Palácio dos Leões. Consta que o coordenador-geral da campanha será o ex-deputado Clodomir Paz, que deixa a Secretaria de Projetos Especiais. Ex-filiado do PDT, Paz era aliado do ex-governador Jackson Lago. A sua mulher, Graça Paz, é deputada estadual. Consta que também fará parte da coordenação o ex-deputado Joaquim Haickel, que assim deixará a Secretaria de Esportes. O advogado Márcio Coutinho, que iria ser candidato no lugar da deputada federal Nice Lobão, vai assumir a Secretaria de Articulação Política. Saiu do páreo por decisão de Edison Lobão Filho para evitar reação de pré-candidatos, especialmente os deputados.

E...
Em Imperatriz ainda não há nome para coordenar a campanha de Lobão Filho. A maior liderança do grupo na cidade é o ex-prefeito Ildon Marques, mas ele não poderá porque tem a sua campanha de deputado federal para cuidar. Mas o comando do diretório municipal do PMDB, presidido por Antonio Leite, poderá ficar à frente da coordenação. É aguardar.

Será?
Há comentários dando conta de que o vereador José Carlos já teria pelo menos 14 votos favoráveis à sua eleição para a presidência da Câmara. Na verdade, como a coluna observou ontem, a eleição passa pelo prefeito Sebastião Madeira, pois em todas as legislaturas há influência do Executivo. E pelo que se sabe, Madeira ainda não tomou nenhuma posição em relação ao assunto. Mas se há vereadores manifestando apoio, certamente José Carlos vai se fortalecendo para conquistar a preferência do prefeito.

Ainda mudo
O prefeito Madeira chegou ontem de Brasília, onde conversou com o presidenciável Aécio Neves. O PSDB, como se sabe, fecha com Flávio Dino, e Madeira foi convidado para ser o coordenador da campanha tucana no Maranhão. Sobre seu apoio a Edinho Lobão, Madeira não se pronunciou. Quando instado: “Terei uma conversa com a governadora Roseana Sarney e dessa conversa, todos tomarão conhecimento”, desconversou.

Encasquetou
Não será fácil para o candidato do PCdoB, Flávio Dino, se livrar das intenções de João Castelo em ser candidato a senador. Calcado em pesquisas, o ex-governador tem dito a todos os interlocutores que será, sim, candidato.

Olha aí!
Ildemar Gonçalves está descartado. Se depender de Madeira, será mesmo Carlos Brandão o candidato a vice de Flávio Dino. “Esse foi um acerto efetuado desde a primeira conversa quando ficou decidido que o PSDB apoiaria a candidatura do PCdoB”, destacou.

Segurança
O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, não deve ficar até o final do governo acumulando o cargo de secretário da Segurança. Na próxima semana já deverá confirmar o seu substituto. É especulado o nome do delegado Marcos Afonso. Como é da classe, a possível nomeação deverá agradar os delegados.

Mesma
O vereador Carlos Hermes (PCdoB) disse ontem que a adesão do prefeito Sebastião Madeira à pré-candidatura de Flávio Dino não mudará a sua posição na Câmara em relação ao Executivo. Além de Hermes, o bloco de oposição tem Rildo Amaral (SDD), Aurélio Gomes (PT) e Marco Aurélio (PCdoB).

Audiência
Marcada para esta quinta-feira, às 9 horas, no plenário Léo Franklin, a audiência pública que vai discutir a necessidade da criação do plano de gerenciamento costeiro para Imperatriz, fundamentado na Lei 7.661/88. A audiência, organizada pelo presidente da Comissão permanente de Planejamento, uso, ocupação, parcelamento do solo e meio ambiente, vereador Marco Aurélio Azevedo (PCdoB), vai reunir autoridades, lideranças comunitárias e pessoas interessadas no tema.

Idade
O grupo anunciado ontem por Felipão tem a quinta maior média de idade da seleção em Copas do Mundo. A marca é de 27,6 anos. A maior média é da seleção de 2010 – 29,2 anos. Em 70, a média foi de 24,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário