sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CBF anuncia novas mudanças no calendário de 2014

Rio de Janeiro - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta quinta-feira uma revisão do calendário do futebol brasileiro para 2014, anunciado no dia 20 de setembro. Na nova versão, a principal mudança foi o prolongamento da Copa do Nordeste, que passará a ser disputada paralelamente aos campeonatos estaduais. O torneio, antes previsto para ser realizado com 12 datas entre 12 de janeiro e 23 de fevereiro, será esticado dentro de 80 dias, com início em 19 de janeiro e término em 9 de abril - quatro dias antes do fim dos torneios regionais.

Outras alterações ocorreram nas datas Fifa, para amistosos das seleções. Das sete datas previstas para o próximo ano, quatro permaneceram no calendário (05/03, 09/09, 10/10 e 14/10), enquanto três foram modificadas: a de 13/08 passou para 05/09; a de 29/08 se tornou 14/11; e a de 19/11 foi antecipada em um dia, para 18/11. Dessa forma, com exceção do dia 5 de março, os jogos do Brasil serão sempre realizados nas terças e sextas-feiras, fora dos dias em que são realizadas as partidas da Série A do Campeonato Brasileiro.

A entidade também incluiu no novo calendário as datas do Campeonato Brasileiro Feminino, das Copas do Brasil Sub-20 e Sub-17 e da Copa Verde - disputada entre equipes do Norte, Espírito Santo e Centro-Oeste (exceto Goiás). A competição entre mulheres vai do dia 16 de julho a 8 de outubro; a dos juniores será de 17 de setembro a três de dezembro; e a do juvenil ocorre entre primeiro de fevereiro a 2 de abril; e a do torneio interestadual começa em 12 de fevereiro e termina em nove de abril.

A pausa para a Copa do Mundo continuará sendo no dia primeiro de junho para as Séries A e C, e no dia 3 para a Série B. Assim como ocorreu em 2013 por conta da Copa das Confederações, as semifinais e finais da Libertadores seguirão nos meses de julho e agosto, após o Mundial.

Outros ajustes
Com base na primeira versão do calendário, outras datas sofreram pequenas modificações nas Séries A, B e C do Brasileirão. As três principais divisões do futebol brasileiro tiveram seu início antecipado em um dia: O Brasileirão e a Segundona começarão no sábado, 19 de abril, e a Terceirona no domingo do dia 27 do mesmo mês. A Terceira Divisão também teve seu término adiado de 16 para 23 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário