terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira.
Jornalista Coló Filho, do jornal O Progresso.
Bastidores
Dezembro 10, 2013

Aliança
O ex-vereador e pretenso candidato a deputado federal pelo PDT, Nival Coelho, garante que já está acertada a aliança do PSDB e do PSB com o PCdoB do pré-candidato a governador Flávio Dino. Perguntado sobre isso, o prefeito Sebastião Madeira afirmou que o seu partido, o PSDB, ainda não definiu quem vai apoiar. Aliando-se ao PSDB, Dino não teria nenhuma chance de ter o apoio da presidente Dilma Rousseff, porque o seu principal adversário é exatamente o tucano Aécio Neves. Aliás, há inclusive comentários de que o comunista já teria procurado Aécio para oferecer-lhe apoio.

Rumo
Quanto ao PSB, não daria para entender o apoio a Flávio Dino, já que o partido tem candidato a presidente, Eduardo Campos, e o comunista vai apoiar Aécio. O caminho natural do PSB seria o PPS, cuja candidata a governadora, Eliziane Gama, já manifestou o interesse em apoiar Campos.

E...
Durante congresso nacional realizado no final de semana, o PPS acolheu a tese de adesão à pré-candidatura do governador Eduardo Campos. Com isso, o PSB deve priorizar a aliança com o PPS nos estados em que o partido terá candidato a governador. É aguardar o que vai acontecer no Maranhão.

Recuo
Uma coisa é certa: se Eliziane Gama não conseguir a aliança com pelo menos um partido dos três que está tentando - PSB, PSDB e PDT -, ela dificilmente sairá candidata a governadora. O partido priorizará a eleição de deputados federais e estaduais. O Pastor Luiz Carlos Porto, pré-candidato a deputado federal, não esconde essa possibilidade de Eliziane desistir, caso não consiga adesão de um desses partidos. A desistência de Eliziane não é nada boa para o pré-candidato Luís Fernando (PMDB), porque ela divide os votos da oposição com Flávio Dino.

Garantida
O prefeito Sebastião Madeira disse que está garantida a contrapartida da prefeitura para a obra de construção do Mercado do Peixe. Os recursos já estão assegurados no Ministério da Pesca, por iniciativa do deputado federal Francisco Escórcio, que no final de semana anunciou que só falta ser feita licitação para a obra ser iniciada. "Conseguimos desenterrar a cabeça de burro que tinha ali", comemora o deputado.

Agora vai
Nestes dois dias deve ser concluída a obra do calçadão. A colocação de bloquetes agora está acelerada e uma parte do calçadão já foi liberada para a circulação das pessoas que estão indo às compras de Natal.

Título
A odontóloga Rosângela Curado, pré-candidata a deputada federal, receberá hoje, em Sessão Solene a partir das 9h, o Título de Cidadã Joãolisboense. A proposta foi apresentada pelo vereador João Silva (PPS), "pelo serviço prestado por Rosângela na cidade no período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde". Serão homenageadas 38 pessoas.

Luís Fernando
O PSDB realiza hoje sua tradicional confraternização de final de ano. O secretário da Infraestrutura, Luís Fernando Silva, pré-candidato ao governo do Maranhão, é convidado de honra do prefeito Madeira, que tem afirmado, independente da posição do PSDB, que este será o seu candidato. Tucanos de Imperatriz e convidados deverão ouvir hoje discurso do gestor reafirmando o apoio.

Saúde, Imperatriz
A secretária Conceição Madeira apresenta hoje, a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria de Saúde, um extenso relatório das conquistas da pasta por ela comandada. Não foram poucas. Desde a ampliação de leitos de UTI à aquisição de novos equipamentos e estruturação de programas, há muito o que comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário