quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Rapidinhas desta quarta-feira



Imperatriz - Começa nesta quarta-feira (12), a segunda fase (eliminatória) da Copa São Paulo de Futebol Jr. (Copinha). São 16 jogos nesta quarta e mais 16 amanhã, quinta-feira (13). Ou seja, 64 equipes, ainda, estão na disputa do título da Copinha 2022. Das sessenta e quatro, trinta e duas, a metade, disputam a 3ª fase e, assim sucessivamente, até ficarem duas equipes que vão disputar o título no dia 25 de janeiro (terça-feira), data do aniversário da capital paulista. Diferente dos anos anteriores, a final deste ano não será no estádio do Pacaembu, já que o mesmo está passando por reformas.

Maranhenses
Pela primeira vez, os dois representantes maranhenses, Chapadinha e IAPE, passaram para a segunda fase da Copinha. O Galo da Chapada se classificou como 2º colocado do Grupo 7, com 5 pontos, sendo uma vitória e dois empates. Seu ataque marcou 3 gols, enquanto a defesa sofreu 2, ficando com o saldo de 1 gol. Entra em campo logo mais à noite (19h30), pela segunda fase, onde enfrenta o Santos, em Araraquara, com transmissão do SporTV. O IAPE, também, terminou como 2º colocado, só que no Grupo 17, com 6 pontos ganhos. Foram duas vitórias e uma derrota. O ataque marcou 3 gols, enquanto a defesa sofreu 2, ficando com saldo de 1 gol positivo. Na segunda fase enfrenta o São Bernardo, na quinta-feira, às 11h, em Jundiaí.

Poder, o poder...
Existe uma frase que diz: "Quer conhecer o homem, dê poder a ele". O poder é algo muito forte e, por isso, muitos querem se perpetuar em cargos para continuar a tê-lo. O Estatuto da Sociedade Imperatriz de Desportos (SID), que vai completar 22 anos da sua fundação, dia 18 de fevereiro, define que os presidentes do Conselho Deliberativo e Conselho Diretor (Presidente do Clube) tenham 3 anos de mandado, com direito a uma reeleição. O Artigo 50º, que fala sobre  Conselho Deliberativo diz: "O mandado dos membros elegíveis terá a duração de três (03) anos, com direito a reeleição". Sobre o Conselho Diretor, o Artigo 51º cita o seguinte: "Além das atribuições, já conferidas por este Estatuto, compete ao Conselho Deliberativo": Letra b: "Eleger o Presidente e Vice-Presidente do Clube, os membros de suas comissões e de sua mesa Diretora, tendo estes mandatos durante três (03) anos, com direito apenas a uma eleição". Já no Artigo 75º, que trata sobre o Conselho Diretor (Presidência do Clube), afirma: "Os membros da Presidência serão eleitos pelo Conselho Deliberativo para o mandato de três (03) anos, sendo permitida a reeleição, para o mesmo cargo apenas uma vez".

Diferente
Apesar disso, existem pessoas que interpretam o Estatuto diferente e defendem que o Presidente do Conselho pode concorrer à eleição por mais de duas vezes. Quero destacar duas situações. Primeira: Se o Estatuto afirma que o Presidente do Clube só pode concorrer a uma reeleição, (os membros da Presidência serão eleitos pelo Conselho Deliberativo para o mandato de três (03) anos, sendo permitida a reeleição, para o mesmo cargo apenas uma vez), porque seria diferente para o Presidente do Conselho Deliberativo? Segundo: O pensador Koppe escreveu uma certa vez, que: "A alternância do poder é a condição indispensável para a manutenção da Democracia". Convenhamos, a pessoa que pensa em se manter em um cargo por mais de dois mandatos é não respeitar a Democracia, por melhor que ela tenha feito durante o tempo que esteve no cargo.

Candidato
A situação do Imperatriz não é fácil, se tratando das eleições, seja para o Conselho Deliberativo, seja para o Conselho Diretor. Mesmo o Dr. Wagnner Ayres tendo manifestado o desejo de concorrer à eleição, até lá ele pode mudar de opinião e desistir, o que seria um grande problema, já que, até o momento, não apareceu nenhum outro nome interessado em concorrer à presidência do clube. Na atual situação, com o time rebaixado para a Série B do estadual e sem verba para receber da CBF, ninguém demostrou interesse em assumir o clube. Todos devem levantar às mãos para o céu, caso Dr. Wagnner mantenha o interesse em continuar à frente do clube. Caso o contrário, tenho minhas dúvidas se vai aparecer outro. 

O mesmo..
...serve para a presidência do Conselho Deliberativo. O nome que estava sendo trabalhado era o do conselheiro Veronildo Lima. Segundo informações, ele não vai poder, porque teria assumido um compromisso de trabalho que vai deixá-lo ausente da cidade por muitos dias durante o mês. Seria o nome de consenso e que tem credibilidade para assumir o Conselho. Outro nome que, também, tem o respeito de todos é Regivaldo Pacheco. A eleição no Imperatriz está prevista para acontecer na segunda semana de fevereiro.

Comunicado
O Conselho Deliberativo tem enviado um Comunicado, via WhatsApp, para pessoas que compõem uma lista de 74 sócios das categorias Fundadores e Colaboradores do Imperatriz sobre duas deliberações: previsão da data da eleição e contribuição mensal, no valor de R$ 150,00, para os Conselheiros e Sócios Colaboradores. Outro informe é que só poderão votar quem estiver quite com a Tesouraria até dois dias antes da eleição. Espero que funcione, já que em outras eleições, que não foi cobrado nenhum valor, poucos apareceram para votar.

Competições
Diferente do que vem sendo falado, o Imperatriz pode disputar, até, três competições na atual temporada, a saber: Série B do Maranhense (confirmado); Copa FMF 2022 (para isso precisa ser campeão ou vice da Série B) e Pré-Copa do Nordeste 2022 (para isso o Sampaio tem que ser o campeão estadual deste ano). Na Série B, segunda divisão do Maranhense, o Imperatriz já está confirmado, porque foi rebaixado da Série A. Na Copa FMF, ele precisa ser campeão ou vice da Série B, igual aconteceu com Cordino e Tuntum, no ano passado. Na Pré Copa do Nordeste, o Sampaio sendo campeão este ano, o Imperatriz participa, já que é o 2º colocado no Ranking do estado, igual o ano passado. Ou seja, o bicho não é tão feio como foi apresentado no fim do ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário