sábado, 11 de setembro de 2021

Saiba tudo sobre a Copa FMF 2021


São Luís
- A Federação Maranhense de Futebol (FMF), por meio do seu Departamento de Futebol, divulgou o Regulamento da Copa FMF 2021, com a participação de 8 clubes, com início previsto para o dia 8 de novembro e término previsto para o dia 4 de dezembro. Vale ressaltar que a competição só aceitará jogadores da categoria Sub-23, com exceção para inscrição de três jogadores acima dessa idade.

Participantes
Os clubes previamente confirmados são: Pinheiro Atlético Clube, Sociedade Esportiva Juventude, IAPE, São José de Ribamar Esporte Clube, Sociedade Imperatriz de Desportos, Bacabal Esporte Clube, campeão e vice da Série B do Maranhense deste ano. 

Forma de disputa
Os oito clubes serão divididos em dois grupos de quatro, com clubes de um grupo enfrentando os clubes do outro, em jogos, apenas, de ida. Os dois primeiros colocados de cada grupo passam para a segunda fase (semifinais), onde o primeiro de cada grupo enfrenta o segundo do outro, também, em um jogo, apenas. O primeiro colocado de cada grupo tem a vantagem de realizar o jogo em sua cidade, além de jogar pelo empate. 

Final
Os classificados decidem o título, também, em um jogo, na cidade da equipe com melhor campanha. Em caso de empate ao final dos 90 minutos, o título será decidido em cobrança de penalidades máximas. O campeão da Copa FMF Sub-23 2021 tem o direito de escolher se participa da Copa do Brasil ou do Brasileiro Série D 2022. O vice fica com a outra vaga.

Confira, abaixo, texto divulgado pela FMF:

FMF INFORMA

FMF divulga Regulamento da Copa FMF, com novidades no formato e nas vagas

Clubes, torcedores e imprensa tem 10 dias para enviar sugestões

A Federação Maranhense de Futebol publicou o Regulamento Específico da Copa FMF 2021. A competição, que não foi realizada em 2020 devido a pandemia, concederá vagas para a Copa do Brasil e Brasileiro Série D 2022.
Clubes, torcedores, integrantes da imprensa, ou qualquer pessoa interessada, podem enviar sugestões de alterações do Regulamento até o dia 20 de setembro, conforme prevê o Estatuto do Torcedor. O e-mail para envio das sugestões é ma.competicao@cbf.com.br. O Regulamento provisório está disponível no site da FMF (futebolmaranhense.com.br) na aba Documentos.

Confira os principais pontos do Regulamento:

a) A FMF decidiu manter a competição, pois, além de estar prevista nos REC´s da Séries A e B, ocorreu melhora significativa nos números da pandemia. Assim, os times tem mais uma oportunidade de conquistar as vagas e levantar um título este ano.

b) Não será cobrada a taxa de registro de atletas na FMF

c) A competição será Sub 23 (atletas nascidos a partir 1998), podendo ser inscritos até 3 atletas acima da idade. Cada clube poderá utilizar até 8 atletas amadores. Os clubes terão que ter no mínimo 10 atletas nascidos no Maranhão ou que já estejam federados aqui. Essas medidas garantem significativa redução de custos aos clubes, com salários mais acessíveis, diminuição dos custos com taxas de transferência entre Federações, moradia de atletas, bem como oportunizam mais chances aos nossos atletas.

d) O limite máximo é de 30 atletas por equipe

e) O Sistema de disputa também buscou reduzir os custos. Diferente das edições anteriores (com grupo único na Primeira fase), a Copa FMF 2021 será disputada da seguinte forma:

a. Primeira Fase: 8 clubes (6 clubes da Série A 2021 que não possuem vaga no Brasileiro 2022 – Pinheiro, Juventude, IAPE, São José, Imperatriz e Bacabal) e o campeão e vice da Série B 2021) – divididos em 2 grupos de 4 clubes, jogando grupo x grupo, em jogos de ida – total de 4 jogos para cada clube

b. Segunda Fase: Semifinais com cruzamento entre 1ºA x 2ºB / 1ºB x 2ºA – jogos de ida – mando de campo do 1º de cada grupo – 1ºs jogam pelo empate

c. Terceira Fase: Final entre os classificados das Semifinais – jogo único – mando de campo do clube de melhor campanha – empate, decisão por pênaltis

d. Total de jogos até a final: 6

f) Vagas: a ideia inicial é de que o Campeão escolha a vaga da Copa do Brasil 2022 OU o Brasileiro Série D 2022. Após a escolha, a outra vaga ficará para o vice-campeão.

g) Início da competição: 08/11/2021

h) Término da competição: 04/12/2021

Após a análise das sugestões enviadas, será feita a publicação do Regulamento Específico definitivo e da Tabela Base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário