terça-feira, 14 de setembro de 2021

Cavalo de Aço volta aos treinamentos

Lineker, principal jogador do Imperatriz está acima dos 23 anos.
(Foto:
Assessoria/SID)

Imperatriz - Após não ter se classificado para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série D, e folgar por uma semana, os jogadores do Imperatriz, que permanecem no elenco, se reapresentaram na manhã desta terça-feira (14), com trabalho físico em uma academia da cidade, segundo informação da assessoria de imprensa do clube. O time começa a preparação para as disputas da Pré Copa do Nordeste e Copa FMF Sub 23. Na primeira, o Cavalo de Aço enfrenta o Fluminense-PI, no dia 13 de outubro, em Imperatriz, em jogo único. Em caso de vitória, se classifica para a segunda fase, onde enfrenta o Botafogo-PB, em João Pessoa. Se houver empate, a vaga será decidida nas penalidades máximas.

Copa FMF
O dilema do Imperatriz é com relação a Copa FMF que, de acordo com o Regulamento, só permite a inscrição de três jogadores acima dos 23 anos. Entre os 13 jogadores que permanecem no elenco, o Cavalo de Aço tem o goleiro Diego Martins, lateral Hudson, zagueiro Romário, meio campo Lineker e os atacantes Joãozinho e Raí Teles, todos acima da idade. Os jogadores até 23 anos são: goleiro Luciano; zagueiro Paulo Vitor; lateral Andrey Juan, volantes Marcão, Cícero Júnior e Yure Silva e o atacante Ailton Jr.

A diretoria quer, pelo menos, um aumento no número de jogadores acima dos 23 anos e, para isso, vai solicitar à FMF que esse número passe para 5 jogadores e mais o goleiro. Total de seis atletas. O Imperatriz entende que, pelo fato de disputar a Pré Copa do Nordeste, que acontece primeiro, e que precisa de um time mais experiente para tentar a classificação, isso choca com a definição da idade dos jogadores para a Copa FMF. O ideal seria montar dois times, mas a situação financeira não permite e o clube não dispõem de recursos para tal.

Forma de disputa
A Copa FMF, que será realizada de 8 de novembro a 4 de dezembro, terá a participação de 8 equipes, divididas em dois grupos com quatro, cada. Um grupo enfrenta o outro, em jogos, apenas, de ida e os dois primeiros colocados de cada grupo passam para as semifinais. Nesta fase, o 1º colocado de um grupo enfrenta o 2º do outro, em um jogo, também, na casa do primeiro colocado que, ainda, joga pelo empate. Os classificados decidem o título, também, em jogo único, na casa do time com melhor campanha. Em caso de empate ao final dos 90 minutos, o campeão será conhecido através dos pênaltis. A FMF definiu, também, que o campeão escolhe se quer a vaga para a Série D ou Copa do Brasil 2022. O vice fica com a outra vaga.

Os times previamente confirmados são: Pinheiro Atlético Clube, Sociedade Esportiva Juventude, IAPE, São José de Ribamar Esporte Clube, Sociedade Imperatriz de Desportos, Bacabal Esporte Clube, campeão e vice da Série B do Maranhense deste ano.

Opinião
Discordo de alguns pontos da Copa FMF. O primeiro com relação a distribuição das vagas. É inconcebível que o vice tenha o mesmo direito que o campeão. Essa decisão de dividir as vagas, além de ser completamente fora de propósito, me parece ser uma forma de querer agradar. O certo é o campeão ficar com as duas vagas. 

Outra, como explicar que na final poderemos ter decisão nos pênaltis e nas semifinais, não, caso os jogos terminem empatados? Nas semifinais é muita vantagem para o 1º colocado de cada grupo. Além de jogar em casa, o que já é uma vantagem, ainda tem direito ao empate. Se não querem fazer dois jogos nas semis e final, que decida nos pênaltis em caso de empate, igual a final.

Por último, a questão da idade. Clubes como Imperatriz, Bacabal, São José e Cordino, entre outras, que não têm categorias de base, ficam para trás em relação as que têm. Com essa Pandemia, o momento é difícil para os clubes investirem nas bases. Que a FMF flexibilize na quantidade de jogadores acima dos 23 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário