sexta-feira, 25 de junho de 2021

Sedel realiza 1ª Copa de Bairros de Badminton

Copa será realizada na quadra do Complexo Esportivo Barjonas Lobão.
(Foto:
Patrícia Araújo)

Imperatriz - A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Sedel), está promovendo, desde de ontem, quinta-feira (24), a 1ª Copa Interbairros de Badminton em Duplas. A competição foi aberta às 19h com a realização de cerimônia com a presença do prefeito Assis Ramos, vice-prefeito Alcemir Costa, secretário Luiz Gonzaga Pereira Sousa, entre outras autoridades, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão.  Cerca de dez duplas, de bairros e povoados da zona rural do município, vão disputar a competição. São seis duplas da categoria veteranos e quatro da máster. 

De acordo com as definições do Congresso Técnico, realizado na noite de terça-feira (22), o modelo de disputa será misto, onde a primeira fase será de grupo único em que todos jogam entre si e na segunda, os dois melhores do grupo fazem a final. Serão realizados portanto, um total de 43 jogos.


O professor Wallace Froes coordena o evento, com o envolvimento de toda equipe de esporte da Sedel. O secretário Luiz Gonzaga Pereira Sousa destacou que essa é mais uma competição que faz parte do plano de Ação Sedel 2021. “Vamos iniciar mais essa disputa aproveitando a flexibilização feita pelo prefeito Assis Ramos, que sempre está preocupado em promover políticas públicas voltadas para o esporte”.

História
O badminton foi criado no século XIX na Inglaterra, inspirado num jogo que era praticado na Índia chamado de Poona. No entanto, um jogo semelhante já era praticado na Grécia Antiga: Tamborete e Peteca. O nome desse esporte está relacionado com a Badminton House, local que supostamente foi jogado pela primeira vez. A Badminton House era propriedade do Duque de Beaufort's.

Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, possui suas peculiaridades. Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, chegando até 300 km/h. A modalidade exige um grande treinamento físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. Ela é praticada por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.

Fundamentos
O badminton está baseado em movimentos de saque e defesa. A quadra de badminton é dividida por uma rede que está cerca de 1,55 metros do solo. Uma partida de badminton possui três sets de 21 pontos cada. Vence o jogo quem fizer dois sets primeiro. Jogado com raquete e peteca, ganha ponto quem deixar a peteca tocar no espaço adversário. Portanto, o importante é não deixar a peteca tocar no chão. Geralmente a peteca é feita com penas de ganso e pesa entre pesando entre 4 a 5 gramas. Entretanto, ela pode ser feita de nylon. Já a raquete de Badminton pesa cerca de 100 gramas. Ainda que sejam leves, elas são feitas de material muito resistente.

Texto: Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário