quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Coluna Na Marca do Pênalti desta quarta...

Imperatriz - Confira tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", desta quarta-feira, 30 de outubro de 2019, escrita pelo radialista Carloto Júnior.

Coluna Na Marca do Pênalti
30 de outubro de 2019

A FMF...
...bateu o martelo e definiu a forma de disputa do Campeonato  Maranhense de 2020. As 8 equipes (Imperatriz-campeão, Moto-vice, Sampaio, Maranhão, Cordino, São José, Pinheiro e Juventude-campeão Série B) jogarão entre si, na primeira fase, apenas em sistema de ida. As duas primeiras colocadas se classificam direto para as semifinais. O 3º x 6º e 4º x 5º colocados se enfrentam, na segunda fase, no sistema se ida e volta. Os classificados vão para as semifinais enfrentar o 1º e 2º colocados, também, em dois jogos, para definir os dois finalistas do estadual de 2020. Os dois últimos  da primeira fase são rebaixados.

O Imperatriz...
...deu o pontapé inicial para a próxima temporada ao anunciar a renovação do vínculo do técnico Paulinho Kobayashi. Com ele permanece o auxiliar técnico, Marcelo Copertino (que passa a fazer parte da comissão técnica permanente), o preparador físico Fábio Nogueira, e o treinador de goleiros, Willian Stein, ex-Altos-PI, que chega para substituir Márcio Arantes. Além deles, o fisioterapeuta Rodrigo Loureiro e o fisiologista Vinicius Vilela compõem a comissão técnica. O início da pré-temporada está agendado para o dia 2 de dezembro.

A diretoria...
...do Cavalo de Aço vem confirmando a permanência de alguns jogadores para 2020. Entre eles já foram anunciados o zagueiro Renan Dutra e os volantes Xaves e Dos Santos. O Imperatriz de confirmar o restante do elenco até o fim do próximo mês. Outros nomes devem ser indicados pelo treinador que chegam para substituir os que não vão permanecer, como é o caso do lateral esquerdo Renan Luís, que foi para o América-RN. O Campeonato Maranhense começa em janeiro de 2020.

No próximo ano...
...o Imperatriz vai disputar quatro competições. Além do Campeonato Maranhense, tem as Copas do Brasil e do Nordeste e o Campeonato Brasileiro da Série C. O estadual, que continua com a participação de 8 clubes, definiu que este ano dois últimos clubes da primeira fase serão rebaixados para 2021. Os dois primeiros colocados da primeira fase vão direto para as semifinais. O 3º, 4º, 5º e 6º colocados se enfrentam na segunda fase para definir os dois classificados para as semifinais. Os classificados fazem a final do Maranhense 2019. Paralelamente, o Cavalo de Aço terá a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste (único representante do estado). Com isso, a importância de montar o elenco forte para alcançar os objetivos do primeiro semestre, no caso o titulo do Maranhense, ir o mais longe possível na Copa do Brasil e a classificação para a fase de mata-mata da Copa do Nordeste. Missão bem desafiadora. 

No segundo...
...semestre, o grade desafio do Imperatriz será o Campeonato Brasileiro da Série C. Se neste ano (2019), o objetivo era se manter na competição, em 2020 o objetivo mudou de patamar com a campanha que foi realizada, onde o Cavalo de Aço chegou próximo do acesso à Série B. Para isso precisa acertar na formação do elenco, já que acertou em manter a comissão técnica, que vivenciou a experiência deste ano e pode evitar repetição de equívocos que aconteceram na trajetória. Mais cascudo, a expectativa é que o Imperatriz volte a brigar pelo acesso á Série B de 2021. Se não conseguir, pelo menos que permaneça na Série C para o próximo ano.

Hoje tem...
mais uma rodada (29ª) do Brasileirão, onde o Flamengo caminha a passos largos para a conquista do título. O rubro negro carioca lidera a competição com 67 pontos, contra 57 do Palmeiras, 2º colocado. São 10 pontos de diferença, restando 10 rodadas para o fim do campeonato. O Palmeiras faz o clássico paulista, nesta quarta, contra o São Paulo. Já o Flamengo enfrenta o Goiás, na quinta, em Goiânia. A diferença pode aumentar após os jogos deste meio de semana. De acordo com os matemáticos, que apontam o Flamengo com mais de 90% de chances de conquistar o titulo, caso a equipe carioca aumente a diferença para 12 pontos até a final da Libertadores, dia 23, já vai viajar campeão.

E por falar em...
...Libertadores, até esta data está mantido o local da final, entre Flamengo x River Plate, dia 23, no Chile. O vizinho país está passando por momentos difíceis e já chegaram a falar em mudança de país para a decisão. Isso, ainda, pode acontecer, caso a situação no Chile não se normalize. O que está fora de qualquer cogitação é a realização de dois jogos na final, como aconteceu no ano passado. Uma série de motivos não permite a mudança, inclusive o Regulamento. Uma coisa é definitiva: a decisão será apenas um jogo. Diria que existe, ainda, 80% de chances do jogo acontecer no Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário