segunda-feira, 1 de julho de 2019

Coluna Na Marca do Pênalti desta segunda...

Imperatriz - Confira os tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", desta segunda-feira, 1º de julho de 2019, do "Jornal Correio", escrita pelo radialista Carloto Júnior.
Radialista Carloto Júnior.

Coluna Na Marca do Pênalti
1º de julho de 2019

Está se tonando uma sina?
Por dois jogos seguidos fora de casa, o Imperatriz sofreu gol no fim do jogo, mas precisamente, nos acréscimos. Foi assim contra o Ferroviário, em Fortaleza, quando o time empatava em 1 x 1, e levou o gol da derrota no último lance de ataque do time cearense. No último sábado, time vencia por 1 x 0 o Globo, em Ceará-Mirim e, novamente levou o gol, desta vez de empate, no último lance de ataque do adversário. Após o jogo foi uma reclamação geral do pessoal do Cavalo de Aço alegando que o árbitro de cinco minutos de acréscimos e depois mais um. Mas isso não pode servir de desculpa, até porque em Fortaleza aconteceu a mesma coisa e lá não teve um acréscimo além do outro. Dois gols na mesma circunstância não podem ser debitados na conta de ninguém, que não seja do próprio Imperatriz. É ter humildade, reconhecer que algo está errado e trabalhar para que não se repita de novo. Tomar gol no fim do jogo não pode se tornar uma sina.

Tive a oportunidade...
...de ver o gol de empate do Globo-RN, no sábado, contra o Imperatriz (Veja aqui no Blog). Coloco duas situações para que o gol tenha acontecido. A primeira, falta de atenção, em especial, de três jogadores (pela imagem difícil cravar, mas acho que um seria o volante Dos Santos), que ficaram assistindo todo o desenrolar do lance, sem ter alguma iniciativa de fechar o lado direito de ataque do Globo, de onde surgiu a finalização. A segunda, a rara felicidade que o jogador Jean Natal (10) teve em acertar um belíssimo chute, cruzado, no ângulo superior direito do goleiro Jean, que não teve chance de fazer a defesa. Na jogada, o Cavalo de Aço estava com 7 jogadores dentro da área (incluindo Jean) e três na entrada da grande área, com Lucas Campos, apenas, mais próximo do meio campo. A jogada começou do lado esquerdo de ataque do Globo, chegou a desviar em Jonas, a defesa não conseguiu tirar da área, um grandalhão do time da casa chutou a bola em cima de um defensor do Imperatriz e a bola foi para o lado direito, fora da área, onde o canhoto Jean Natal desferiu um chute certeiro. Durante todo esse processo da jogada, com a bola dentro da área, os três jogadores que estava fora da área, apenas assistiam, sem fazer nenhuma ação para ajudar os companheiro ou cobrir os espaços fora da área. Pra mim essa foi a falha capital e que deve ser corrigida. Não dá para ficar só olhando a bola e não ter nenhuma ação para tentar evitar a finalização e ajudar os companheiros a manter o resultado. Que sirva de lição.

O resultado de...
...empate só foi doloroso e amargo porque o Cavalo de Aço vencia o jogo até o final e sofreu o gol de empate. Se o empate acontecesse naturalmente poderia ser recebido como um bom resultado, afinal de contas, o jogo foi fora de casa. Outro detalhe: nos dois jogos que o Imperatriz fez com o Globo, teve uma vitória e um empate, ou seja, quatro pontos conquistados, em seis. De todo, deve ser considerado uma boa performance. A vitória, também, não ia alterar a posição do Imperatriz na tabela, já que com a vitória, somaria 14 pontos, continuando atrás de Sampaio e Confiança. A vantagem principal seria o fato de abrir dois pontos do Náutico, que te um jogo a menos. Na próxima segunda-feira, uma vitória diante do Timbu pode fazer a diferença. 

Dos cinco...
...jogos da 10ª rodada, do Grupo A, apenas o Treze-PB venceu (2 x 0 sobre o Santa Cruz) Os outros quatro jogos terminaram empatados. Globo 1 x 1 Imperatriz; Náutico 1 x 1 ABC, Ferroviário 0 x 0 Botafogo e Sampaio 1 x 1 Confiança. Foram 8 gols nos cinco jogos realizados, uma média de, apenas, 1,6 gol por partida. O Ferroviário mantém a liderança, com 20 pontos. Na sequência estão empatados Botafogo-PB e Santa Cruz com 16; Confiança e Sampaio com 15. Depois vem o Imperatriz e Náutico com 12 e o Globo com 10. Na Zona de Rebaixamento está o Treze (9) e o ABC (6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário