sábado, 24 de junho de 2017

Governo do estado apoia São João de Imperatriz

Imperatriz - Reunindo grupos folclóricos e artistas locais, teve início nesta sexta-feira (23) o São João de Imperatriz. Com estrutura, decoração e programação cultural, a segunda maior cidade do estado recebe o público até domingo (25), em celebração a uma das mais tradicionais festas do nordeste.

Intitulado ‘São João: a gente faz’, a festa junina está sendo realizada por meio de uma parceria da Prefeitura de Imperatriz com o Governo do Maranhão, que, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), investiu R$ 150 mil no evento e disponibilizou estrutura com palco, som, iluminação, e a contratação de artistas da terra. O arraiá conta ainda com o apoio da Policia Militar, para garantir a segurança.

Na abertura do São João de Imperatriz, o público contou com apresentações de quadrilhas e bumba-meu-boi, além do show do cantor Eramos Dibel. As atividades da festa junina tiveram início às 16h com a realização da primeira ‘Jardineira da Roça’, um circuito que percorre ruas da cidade, animando os brincantes com forró pé de serra até a Avenida Beira-Rio, onde estão sendo realizadas as apresentações de música e dança.

O primeiro grupo a subir ao palco foi a ‘Quadrilha da Terceira Idade’, formada por integrantes da Casa do Idoso de Imperatriz. Já com apresentação tradicional no São João da cidade, o grupo mostrou, por mais um ano, que não há idade para celebrar as festas juninas. 

As apresentações seguiram com a quadrilha ‘Menina Moça’, do município de Ribamar Fiquene, distante 80 km de Imperatriz. O grupo também era composto por idosos, que dançaram em par com seus familiares, como filhos e netos. Representando uma forte cultura do estado, o bumba meu boi foi apresentado pelo grupo Boi Bem Querer, que elogiou a iniciativa e a oportunidade de se apresentar. 

O evento conta também com uma gincana universitária, onde representantes de oito instituições de ensino superior de Imperatriz participam de provas e desafios ao longo dos três dias de evento. O vencedor receberá uma premiação. A edição deste ano está sendo realizada em homenagem e memória à Francisca do Lindo, mestre de cultura de Imperatriz, que morreu no início deste mês, vítima de um câncer de mama.

Para os próximos dias, o São João reserva, ainda, apresentações de dança do lindô, cacauriá, quadrilhas, bumba-meu-boi, além de shows musicais com artistas locais.

Fonte: Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário