sábado, 10 de dezembro de 2016

Rafael Suzuki fecha Stock Car em busca por superação particular

São Paulo - Depois de nove meses de disputa e 11 etapas realizadas, a Stock Car chega a Interlagos, o mais tradicional circuito brasileiro, para a grande final da temporada 2016. A categoria passou por Curitiba, Velopark, Goiânia, Tarumã, Santa Cruz do Sul, Cascavel, Interlagos, Londrina, Curitiba e Goiânia novamente, além da estreia em Curvelo, e agora terá a decisão do título na segunda corrida do ano em São Paulo, neste fim de semana.

Na briga pelo troféu de campeão, apenas Rubens Barrichello pode ameaçar o líder Felipe Fraga, que tem uma vantagem de 37 pontos em relação ao ex-piloto da F-1 e campeão da Stock Car em 2014. Para Rafael Suzuki (Foto), o objetivo na corrida é buscar o melhor resultado do ano, e assim ultrapassar os 100 pontos, nesta que é sua melhor campanha até agora, em sua terceira temporada consecutiva na principal categoria do automobilismo brasileiro.  

Correndo pela Geolab Racing, comandada pelo experiente Mauro Vogel e por Gualter Salles, Suzuki fez um primeiro semestre muito consistente. O piloto figurou no top-10 em todas as seis primeiras etapas, estando sempre entre os 15 melhores no campeonato, com destaque para seu desempenho na etapa de Goiânia, a 3ª do ano, quando chegou a liderar um dos treinos, e na corrida 1 estava brigando por um lugar no pódio, até que a quebra da suspensão a menos de duas voltas do fim tirou suas chances de concretizar o resultado - ele ainda conseguiu cruzar a linha de chegada em 10º.  

Após o intervalo de quase dois meses no calendário, durante a realização das Olimpíadas, Rafael enfrentou uma série de quebras e problemas mecânicos que interromperam sua boa sequência, e o fizeram perder algumas posições na classificação. Nas duas últimas etapas, em Goiânia e Curvelo, Suzuki voltou à zona de pontuação, e agora chega a Interlagos confiante para fechar o ano em alta. 

Assim como a Corrida de Duplas, que abriu o campeonato, e a Corrida do Milhão, a final do campeonato também será disputada em uma prova única, com 40 minutos mais uma volta de duração. As demais etapas do ano foram rodadas duplas, com duas corridas em sequência. O diferencial da corrida deste domingo será a pontuação dobrada para os 20 melhores colocados, ou seja, o vencedor leva 60; o segundo, 50, o terceiro, 44, o quarto 40, em ordem decrescente de dois pontos até o 17º colocado, que levará 14 pontos. O 18º somará 10, o 19º fecha com seis e o 20º termina com dois pontos. Suzuki ocupa a 20ª posição na classificação geral entre os 38 pilotos que correram neste ano, com 83 pontos, e tem chances matemáticas de alcançar o 16º lugar, ficando próximo de seu objetivo inicial de terminar no top-15.

As atividades de pista em Interlagos tiveram início na última sexta-feira (9), com o shakedown e o 1º treino livre, ontem, sábado, a segunda sessão de treinos antecede a classificação, que define o grid de largada a partir das 12h. No domingo, a grande final da Stock Car está marcada para as 10h (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo pela TV Globo.  

Fonte:  GE Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário