quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Nível das águas do Tocantins é medido por régua telemétrica

Imperatriz - A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil monitora diariamente o nível das águas do rio Tocantins, para que possa informar sua condição, bem como, alertar a população, principalmente as que residem nas consideradas áreas de risco.

As áreas de risco geralmente estão situadas nas margens do rio Tocantins ou dos riachos que cortam a cidade. Daí a necessidade do monitoramento do nível das águas, trabalho que era realizado diariamente pelos técnicos, na margem do rio Tocantins.

Atualmente, conforme informar o superintendente municipal de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, o monitoramento está sendo feito com uma régua telemétrica, que foi doada pelo Consórcio Estreito Energia – CESTE. De acordo com Chico do Planalto, a régua telemétrica vem medindo em tempo real o nível exato do rio Tocantins, além da quantidade de chuvas diárias, mensais e anual, tudo via internet, “não havendo necessidade de deslocamento às margens do rio”.

Pluviômetro
O superintendente informou, ainda, que Imperatriz já conta com quatro pluviômetros, aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.

Os equipamentos que estão sendo instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. “Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva é necessário que seja instalado em locais descobertos”, explica Chico do Planalto. 

Texto: ASCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário