segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Imperatriz estreia dia 22 de janeiro no maranhense..

Moto Club, campeão maranhense de 2016.
São Luís - No arbitral da última quinta-feira, dia 1º, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) definiu os confrontos das primeiras rodadas do Campeonato Maranhense 2017. O estadual, que estava definido para começar no dia 22 foi antecipado para o dia 21, sábado, com o jogo entre Cordino x Moto Club, em Barra do Corda. 

A primeira rodada prossegue no domingo, dia 22, com a realização das outras três partidas. Em Santa Quitéria, o time da casa recebe o Sampaio Corrêa, no estádio Rodrigão. Em São Luís, o Maranhão Atlético Clube enfrenta o Americano, no estádio Castelão e fechando a primeira rodada, o Imperatriz recebe o São José, no estádio municipal Frei Epifânio. A FMF, ainda, não definiu os horários dos jogos.

A 2ª rodada do 1º turno do Campeonato Maranhense está programada para acontecer em três dias. No dia 25 (quarta-feira), o MAC recebe o Cordino na capital do estado, enquanto o Cavalo de Aço enfrenta o Santa Quitéria. No dia 29 (domingo), o Moto (atual campeão) enfrenta o Americano, em São Luís, enquanto no dia 1º de fevereiro (quarta-feira), Sampaio Corrêa x São José fecham a rodada na capital.

A Federação definiu, também, a 3ª rodada, que começa no dia 5 de fevereiro (quinta-feira), com Santa Quitéria x São José, em Santa Quitéria, e Americano x Cordino, em São Luís. Quanto aos outros dois jogos que complementam a rodada, (Moto x Maranhão, e Imperatriz e Sampaio), ainda não têm datas definidas. A Federação não definiu, também, as datas das partidas de volta do 1º turno.

Forma de disputa
O maranhense de 2017 conta com 8 equipes, divididas em dois grupos de 4 equipes, cada. No 1º turno as equipes se enfrentam dentro do grupo, com jogos de ida e volta. No 2º turno os confrontos são entres equipes de um grupo contra o do outro, também, em jogos de ida e volta. Tanto no 1º, quanto no 2º turno se classificam os dois primeiros colocados de cada grupo para as semifinais, onde o 1º colocado do Grupo A enfrenta o 2º do Grupo B e o 2º do Grupo A, enfrenta o 1º do Grupo B, em jogo único. O time de melhor campanha tem a vantagem do empate e de jogar em casa. Os classificados fazem a final do turno em dois jogos. 

Caso um time vença os dois turnos, será declarado campeão. Se os campeões de turnos forem equipes diferentes, eles decidem o campeonato em duas partidas.

O campeão maranhense tem vagas garantidas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro de 2018. Apenas um time continua sendo rebaixado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário