quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Coluna na Marca do Pênalti desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", edição desta quinta-feira, 15 de setembro de 2016, do jornal "Correio Popular", escrita pelo radialista Carloto Júnior.
Radialista, Carloto Júnior.

Na Marca do Pênalti
15 de setembro de 2016

Quando... 
...fechamos a coluna, no início da noite de ontem, os jogos da quarta-feira do Campeonato Brasileiro da Série A, ainda não tinham iniciado. A expectativa era pelos dois clássicos, Botafogo x Santos e, principalmente, Palmeiras x Flamengo, considerado a final antecipada do Brasileirão. Independente dos resultados, o campeonato está pegando fogo. Evidentemente que quem venceu ontem (Palmeiras ou Flamengo) ganha uma maior confiança em relação aos jogos seguintes, além de passar a ser mais respeitado pelos adversários. Palmeiras e Flamengo, sem sombra de dúvidas, são as duas equipes mais equilibradas no momento. Não acredito que a derrota de algum possa desestabilizar o grupo a ponto de atrapalhar a bela campanha que ambos vem fazendo até o momento. Se o Palmeiras foi o vencedor, abriu 4 pontos para o adversário, que mesmo assim continua na 2ª colocação. Se o vencedor foi o Flamengo, ele ultrapassou o Palmeiras, assumiu a ponta e abriu 2 pontos para o Verdão. A cada rodada está ficando mais emocionante. 

A rodada... 
...do fim de semana, a 26ª, pode mostrar alguma luz em relação aos postulantes ao título do Brasileirão de 2016. Vejam bem, o Palmeiras e o Atlético Mineiro (este recebe o Sport, hoje), terão clássicos estaduais. No sábado, o Palmeiras enfrenta o Corinthians, na Arena Corinthians, jogo difícil e sem prognóstico, apesar do Palmeiras, além de ser mais time, está em um momento melhor no campeonato. Mas não devemos esquecer que o jogo é no estádio do Corinthians e isso tem feito a diferença. O Atlético faz o clássico com o Cruzeiro, no Mineirão, campo neutro. O Galo vive melhor momento, mas a Raposa vem crescendo e também é jogo sem prognóstico. Já o Flamengo, vai enfrentar o Figueirense, na manhã de domingo, no Pacaembu, em São Paulo. Sem um estádio no Rio de Janeiro para jogar, a diretoria rubro negra escolheu a capital paulista para realizar esta partida, que com certeza vai ter casa cheia. Mas o ponto que eu quero chegar é que, enquanto Palmeiras e Atlético tem jogos difíceis, clássicos estaduais, o Flamengo tem um jogo menos complicado, onde ele é favorito. Evidentemente que estamos falando no campo da teoria, pois sabemos que na prática as coisas podem ser bem diferentes. Se o Flamengo tiver vencido o Palmeiras, ontem, a vantagem entre ambos pode aumentar. Se tiver perdido, vai ter a chance de se recuperar. 

Além do... 
...jogo do Atlético Mineiro, na noite desta quinta-feira, contra o Sport, teremos mais três jogos que envolvem equipes que tentam se aproximar do G-4 ou se distanciar da Zona de Rebaixamento. O Galo, por exemplo, que foi goleado pelo Fluminense, na segunda-feira, tem a oportunidade de se recuperar e, dependendo, do resultado de Palmeiras e Flamengo, ontem, pode voltar a diminuir a distância (4 pontos separava do Flamengo). O Fluminense (37), que recebe a Chapecoense, tenta se aproximar do G-4, começou a rodada a 3 pontos do 4º colocado (Corinthians). Inter x Vitória se enfrentam precisando vencer para fugirem da zona de rebaixamento. O Inter (27) é o primeiro fora do Z-4, enquanto o Vitória (26) é o 18º. Um ponto separam as duas equipes. Fechando a rodada de hoje, o clássico São Paulo (12º) x Cruzeiro (14º), 31 e 29 pontos, respectivamente. Chegou o momento que todo jogo é uma decisão. 

O Sampaio... 
...ufa, até que enfim conseguiu a primeira vitória fora de casa. O Tubarão fez bonito na noite de terça-feira e venceu o Ceará por 1 x 0, em plena Arena Castelão, em Fortaleza. E olha que o time cearense está brigando pelo G-4. É o 6º colocado, com 38 pontos, mesma pontuação do 4º colocado (CRB). Mas o Sampaio não quis nem saber e com um esquema diferente montado pelo técnico Flávio Araújo, a equipe fez uma grande partida. Fez 1 x 0 no primeiro tempo e teve capacidade em segurar o ímpeto do Vozão e conquistar mais 3 pontos na árdua caminha para tentar se livrar do rebaixamento. Mesmo com a vitória, o Sampaio continua na lanterna, agora com 20 pontos. Está a 4 de diferença para o 19º (Joinville e Tupi), ambos com 24 e 7 para o primeiro da zona de rebaixamento, o Bragantino, com 27. Só que para sair da zona de rebaixamento, o Sampaio está há 10 pontos, já que o Oeste que é o primeiro fora do Z-4, soma 30 pontos. O próximo adversário do Sampaio é o CRB, sábado no Castelão. Restam 13 rodadas para o Sampaio buscar tirar essa diferença e escapar da degola. 

E aconteceu... 
...o que já era esperado. As meninas do JV Lideral venceram o Caucaia, desta feita por 3 x 0, e carimbaram a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil de Futebol Feminino. Está sendo uma grata surpresa a campanha do JV Lideral, já que poucos acreditavam que a equipe pudesse ir tão longe como está indo. Isso tudo é mérito das jogadoras e da comissão técnica, comandada pelo excelente técnico, Ênio Gomes, que já trabalha no futebol feminino há muitos anos. O time agora vai encarar o São José, de São José dos Campos, interior de São Paulo. Essa equipe eliminou o Atlético, do Acre, vencendo por 13 x 0, eliminando o jogo da volta. Pelo placar deve ser uma boa equipe e o JV precisa ter cuidado. Aliás, a partir da próxima fase, só deve ter boas equipes. A peneira já foi passada. A CBF ainda vai definir as datas e os mandos de campo. Independente do resultado do próximo jogo, as meninas do JV Lideral estão de parabéns. Já fizeram história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário