quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 21 de maio de 2014.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
21 de maio de 2014    

Agora vai!
A Colônia de Pescadores Z-29  recebeu ofício da Prefeitura solicitando a desocupação do que restou do prédio, para que sejam iniciadas as obras do Mercado do Peixe. No local ainda funciona o escritório da Z-29. O presidente Salomão Santana disse que tem até o próximo dia 26 para fazer a mudança. O mercado será feito com recursos do Ministério da Pesca, com contrapartida da prefeitura. O dinheiro já está há meses na conta do município. A licitação foi concluída e agora só falta dar o pontapé inicial, que deve acontecer logo após a desocupação da área. Salomão Santana está ansioso para ver o início da obra,  um sonho da classe dos pescadores e de toda a população.

Prego batido
A novidade na sessão de ontem da Câmara Municipal de Imperatriz foi a presença da maioria dos vereadores usando um bottom com a inscrição “Somos Zé Carlos”. São os vereadores que apoiam o colega José Carlos Soares Barros à presidência da Casa. Com isso, está sacramentada a eleição dele. Ninguém acredita mais em uma reviravolta. A eleição está marcada para o dia 5 de junho. Os outros candidatos são Hamilton Miranda Miranda e Carlos Hermes. Hoje, o placar é:  Zé Carlos – 14 votos; Carlos Hermes – 4 e Hamilton Miranda - 3.  

Firme
O vereador Raimundo Roma é um dos dois eleitores de Hamilton Miranda. O outro é Buzuca. Roma disse que não muda o voto. Só votaria em Zé Carlos se Hamilton não fosse candidato.

Otimismo
Ontem o deputado estadual Manoel Ribeiro disse, em entrevista à Rádio Nativa, que “Lobão Filho ganha no primeiro turno”. O deputado também destacou os investimentos que a governadora Roseana Sarney tem feito em Imperatriz.    

Rocha x Castelo
Ficando cada vez mais quente a disputa no grupo de Sálvio Dino pela vaga de candidato a senador. Roberto Rocha (PSB), pré-candidato, disse que João Castelo (PSDB) chegou atrasado. A deputada estadual Gardênia Castelo não gostou e reagiu, afirmando que “João Castelo é o primeiro e único da fila no PSDB”. Se o comando nacional tucano realmente resolver lançar Castelo, a aliança dinista terá dois candidatos ao Senado. Com isso, dividiriam o bolo eleitoral, beneficiando o candidato da situação.

Com quem?
O PSD no Maranhão vai apoiar o pré-candidato a governador Edison Lobão Filho. Em Imperatriz, o líder do partido é o vereador Hamilton Miranda, que  ainda não declarou se acompanha o partido na campanha de Lobão ou se segue o prefeito Madeira no apoio a Flávio Dino.    

Veja só!
O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) revelou da tribuna da Assembleia, na sessão de segunda-feira,  que o Sistema de Segurança Pública do Maranhão faliu. Realmente a coisa não anda boa. Mas quantos anos Raimundo Cutrim passou no comando da Secretaria de Segurança? Será que nesse “desastre” não há reflexos de sua administração?

Mudança
As eleições deste ano devem ter uma nova ordem de votação. Em 2010, os eleitores votaram em deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente. A  Lei 12.976/14, sancionada pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (19), inverte os dois primeiros cargos: primeiro será escolhido o deputado federal e depois o estadual. Nas eleições municipais, permanecerá a ordem atual: vereador e prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário