quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ceste dá explicação sobre oscilação das águas do Tocantins...

Foto: Diana Cardoso - Imirante.
Imperatriz - Ontem, terça-feira (10), em uma coletiva de imprensa, o gerente do Ceste (Consórcio Estreito Energia), João Resek, esclareceu os motivos que levaram à oscilação do Rio Tocantins e, consequentemente, à redução da temporada de praias na Região Tocantina. Na ocasião, estiveram presentes, o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas e o representante do 3º GBM de Imperatriz, Major Leandro.

João Resek, explicou que o aumento no nível do rio foi em decorrência a uma decisão do ONS (Operador Nacional do Sistema), Uma vez que todas as hidrelétricas do país são interligadas e a usina respeita o ciclo da região. Ele disse que tanto em período de chuva quanto de seca haverá o aumento da vazão, porque a hidrelétrica é uma usina de fio d´água e está conectada no Sistema Nacional. Em razão do apagão que ocorreu no dia 28 de agosto no nordeste houve a necessidade de aumentar a geração de energia para atender a demanda, e consequentemente, houve um aumento na vazão das turbinas da hidrelétrica de Estreito - explicou o gerente.

Resek explicou, ainda, que no fim de semana o consumo de energia cai em todo o país e a hidrelétrica de Estreito armazena água, com isso o nível das águas diminui e as praias da região reaparecem. Já o Superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas, disse que não tem como prever quando o rio irá aumentar o nível e que os imperatrizenses têm que se adequar à nova realidade vivenciada no período de veraneio.

Chico do Planalto garantiu, ainda, que, com exceção do palco, toda a estrutura para o lazer dos banhistas será mantida pelo município  como, os guardas-vidas, a área demarcada, energia elétrica, limpeza, Samu, Corpo de Bombeiros e Setran. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário