sábado, 28 de setembro de 2013

Bastidores da política deste sábado...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado.

Bastidores
Setembro 28, 2013

Em festa
Hoje a oposição estará reunida em Imperatriz, com a realização de um ato que terá dois momentos. A partir das 9h, acontecerá na AABB a Conferência Municipal do PCdoB. Durante o evento haverá a filiação da odontóloga Rosângela Curado ao PDT. Estarão presentes várias lideranças políticas locais e do Estado, entre elas o pré-candidato a governador Flávio Dino. Os dois partidos, PCdoB e PDT, formarão a chapa majoritária nas eleições de 2014, pois a aliança foi condicionada ao direito do PDT indicar o vice de Flávio Dino. O vice deve ser da região, e a própria Rosângela é uma das opções. Há também a possibilidade dela sair candidata a deputada federal. Além da ex-candidata a prefeita, outros políticos locais estarão ingressando no PDT, como o ex-vereador Nival Coelho, quer também deixa o DEM.

Ainda não
Em conversa com a coluna, ontem à tarde, o ex-prefeito Ildon Marques disse que pensava não militar mais na política, porém foi “abordado, provocado”, havendo muitas manifestações no sentido dele disputar as eleições do próximo ano. Mas afirmou que “ainda não admito ser candidato”. Ele observou que primeiro está ouvindo as lideranças políticas sobre partido e coligação. Conforme as conversas, decidirá se entra ou não no páreo. Uma coisa é certa: garantiu que não seria candidato pelo PMDB. Perguntado se iria filiar-se ao PMN, Ildon respondeu que a sigla é uma das opções. Antes do contato com a coluna, ele esteve reunido com o senador João Alberto, em São Luís.

Federal
Se realmente decidir disputar as eleições, Ildon Marques será candidato a deputado federal. Ele descartou a possibilidade de ser candidato a vice-governador. Sobre a saída de Rosângela Curado do grupo, ele afirmou que respeita a sua decisão. “Disse a ela: se for o clamor do seu coração, que vá”.

Mais um
Ontem o PCdoB ganhou mais um reforço. O deputado estadual Othelino Neto assinou a ficha de filiação. A entrada do deputado amplia os quadros do partido na Assembleia Legislativa. Ele se junta aos deputados Rubens Pereira Jr. e Raimundo Cutrim, este recém-saído do grupo da governadora Roseana Sarney.

O jogo é bruto
A ex-sarneysta Rosângela Curado prestava serviço de consultoria a várias prefeituras do estado, na área da saúde. Consta que já começa a perder a “boquinha”, em função da sua ida para o lado oposicionista.

Escolhendo
Desfiliada do PP, a empresária Mara La Rocque está sendo “paquerada” por vários partidos. Somente depois que voltar de São Luís, é que vai anunciar a nova sigla. No início da semana, em contato com a coluna, ela admitiu a possibilidade de se filiar ao PPS. E foi para conversar sobre isso que ela pegou o rumo de São Luís. As opções são: PRTB, PPS, PSD, PHS, PROS e Solidariedade. Mara já avisou que será candidata a deputada estadual.

Exagero
Antigamente o país tinha apenas dois partidos – Arena e MDB. Agora já são 32, com os registros do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Solidariedade (SDD). E ainda tem o Rede Sustentabilidade querendo registro. Na verdade, essa enxurrada de partidos só esculhamba mais a desacreditada política brasileira. Alguns dos chamados “nanicos” são tidos como “partidos de aluguel”. Nas eleições acontece um verdadeiro leilão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário