sábado, 1 de setembro de 2012

Bastidores da política deste sábado.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 1º de setembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Setembro 1, 2012

Pesquisa
Quando se pensava que Carlinhos Amorim poderia ser um páreo para Madeira, surge Rosângela Curado e deixa o candidato do PDT na poeira, conforme a pesquisa da Escutec, divulgada ontem pelo jornal O Estado do Maranhão. A candidata do DEM aparece com 25,5%, contra apenas 9,0% de Carlinhos Amorim. Um fracasso do pedetista nas urnas pode colocar em jogo o seu futuro político e também respinga no patrono de sua candidatura, o comunista Flávio Dino, que tentou antecipar as eleições de 2014 e convenceu lideranças em ascensão a entrar em aventuras nas eleições municipais. Com isso, pode sepultar o seu sonho de chegar ao Palácio dos Leões e também leva companheiros para o buraco.
O prefeito Sebastião Madeira lidera a corrida eleitoral com 47,9%. Justino Filho é o quarto colocado, com 2,8%, seguido de Adalberto 1,0%, Wilson Leite 0,8%, Kleber Miranda 0,8%, Aluísio Melo 0,3% e Major Melo 0,2%. A pesquisa Escutec/O Estado foi realizada nos dias 26 e 27, com 601 eleitores e tem a margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Está registrada no TRE sob o nº MA-00123/2012.

Pesquisa II
Na pergunta “independentemente de seu voto, quem você acha que será o novo prefeito de Imperatriz?, 53,1% apontaram Sebastião Madeira; 21,5% citaram Rosângela Curado; 4,2% Carlinhos Amorim; 0,8% Kleber Miranda; 0,5% Adalberto Franklin, Major Melo, Wilson Leite e Justino Filho.

Correção
Por um lapso, a coluna de ontem citou Gildásio Ribeiro no tópico sobre os ex-prefeitos que estão disputando as eleições. Na verdade, o Dr. Marconi é o ex-prefeito que está na disputa em Amarante. Gildásio é o esposo da prefeita Adriana, que concorre à reeleição.

Fora
O ex-vice-prefeito Jessé Gonçalves disse ontem que está distante das eleições deste ano. Filiado ao PCB, o professor informa que não está tendo tempo para a militância política-partidária. Jessé foi vice de Jomar Fernandes, indicado pelo PSB, único partido que fez aliança com o PT em 2000.

Segunda-feira
Está definida para a próxima segunda-feira a veiculação da gravação feita pelo ex-prefeito Ildon Marques para o programa eleitoral gratuito da candidata Rosângela Curado. A própria candidata anunciou no programa de ontem que “na segunda-feira haverá a adesão de uma importante pessoa”. Não disse nome, mas claro que se refere ao ex-prefeito. A gravação foi feita na quarta-feira, pela manhã.

Doações
Pela primeira vez no Brasil, é possível saber o nome dos doadores de campanha antes da eleição. Desde o último dia 24, o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou em sua página na internet as declarações parciais entregues pelos candidatos, com o nome dos doadores, CNPJs ou CPFs e os valores doados. Além dos gastos eleitorais realizados por candidatos, também podem ser consultadas as despesas dos comitês financeiros e partidos políticos.

Mulheres
Nas eleições municipais deste ano, o percentual de candidatas às vagas de vereador e prefeito em todo o país atingiu 32,57% acima, portanto, do que estabelece a Lei das Eleições (Lei 9504/97). É a primeira vez que os partidos políticos e coligações atingem o percentual de 30% da chamada Cota de Gênero. De acordo com estudo realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano o número de candidatos do sexo masculino chegou a 302.348 e o de candidatos do sexo feminino a 146.059. Nas eleições municipais de 2004, o percentual de participação feminina foi de 21,04%, com 287.558 candidatos do sexo masculino e 81.263 do sexo feminino. Nas eleições de 2008, esse o percentual foi de 19,84%, sendo 274.110 candidatos masculinos e 77.409 do sexo feminino. A Lei das Eleições estabelece que, em uma eleição, deve ser observado o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidatos do mesmo gênero sexual do total dos registrados por um partido ou coligação.

Um comentário:

  1. BOM DIA CARLOTO GOSTARIA DE SABER SE VÇ TEM A SITE OU A PAGINA QUE POSSO VER QUEM SÃO OS DOADORES DAS CAMPANHA POIS EU SOU DOADO E GOSTARIA DE VE SE MEU NOME ESTA NA LISTA
    EM RELAÇÃO A ESTE ASSUNTO "Doações"

    Pela primeira vez no Brasil, é possível saber o nome dos doadores de campanha antes da eleição. Desde o último dia 24, o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou em sua página na internet as declarações parciais entregues pelos candidatos, com o nome dos doadores, CNPJs ou CPFs e os valores doados. Além dos gastos eleitorais realizados por candidatos, também podem ser consultadas as despesas dos comitês financeiros e partidos políticos.

    ResponderExcluir