sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Bastidores da política desta sexta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal o Progresso, edição desta sexta-feira.

Bastidores
Setembro 6, 2013

Mais obras
Depois de muita polêmica, ontem a Câmara Municipal de Imperatriz aprovou o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contrair empréstimo de R$ 50 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Como era esperado, 17 vereadores votaram a favor. Foram contra os quatro vereadores da oposição - Aurélio Gomes da Silva (PT), Marco Aurélio Azevedo (PCdoB), Carlos Hermes Ferreira (PCdoB) e Rildo de Oliveira Amaral (PDT). O pagamento do empréstimo será feito em 20 anos. Hoje a prefeitura tem condições de honrar o compromisso com recursos do FPM e do que arrecada. Consta que a arrecadação própria seria mais de 5 milhões por mês. Os recursos do empréstimo serão aplicados em obras de mobilidade urbana e transporte no Parque Alvorada I e II, Vilinha e adjacências. Moradores desses bairros ocuparam as galerias para acompanhar a sessão, portando cartazes. Não pouparam os vereadores que se manifestaram contra o projeto.

Fiscalização
A oposição esclareceu que não é contra a realização das obras, mas queria que fosse aprovada uma emenda para criar uma Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Obras. O vereador Carlos Hermes também observou que “o ideal seria a apresentação de um plano contendo as ruas e obras específicas a serem realizadas, bem como o orçamento do dinheiro a ser aplicado em cada uma delas”. A situação diz que para fiscalizar existem os próprios vereadores.

E...
Agora vamos esperar para ver quem estava certa – se a oposição, que votou contra, ou a situação, que deu o voto de confiança ao Executivo. Uma coisa é certa: quando as obras estiverem prontas, a população dos bairros beneficiados saberá reconhecer o esforço daqueles que foram a favor. E não receberá com cara de amigo aqueles que ficaram contra. Mas o mais importante de toda essa picuinha será ver os moradores daqueles bairros usufruindo dos benefícios para os quais o empréstimo será destinado.

Olha aí!
Durante o discurso de um vereador de oposição contra o projeto do Executivo, ocupantes das galerias gritavam: - O prefeito de São Luís pode. O de Imperatriz não!
É que o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, é do grupo de oposição e está pleiteando um empréstimo de R$ 100 milhões.

Dinâmica
Quem diria. Agora Raimundo Cutrim está sendo festejado pelos comunistas!

Sem fim
Mais um capítulo da novela “Serra Pelada: Ouro de Tolo”. Por decisão da desembargadora Marneide Andrade Merabet, do TJ/PA, foi mantida a eleição da nova diretoria da Coomigasp, tendo como presidente Vitor Albarado. Há uma briga sem fim pelo comando da Cooperativa desde o afastamento do ex-presidente Gessé Simão. Ele foi substituído por Valder Falcão, mas a diretoria foi destituída durante uma assembleia geral ocorrida no dia 16 de julho, em que 97% dos votantes elegeram o novo comando da Coomigasp. Daí foi travada uma guerra jurídica.

Frente
Entraram mais personagens na novela “Serra Pelada: Ouro de Tolo”. Na quarta-feira, 4, foi criada a “Frente Parlamentar de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros de Serra Pelada”, composta pelos deputados federais Domingos Dutra (PT-MA), Arnaldo Jordy (PPS-PA), Dalva Figueiredo (PT-AP), Cesar Halum (PSD-TO), Bala Rocha (PDT-AP), Sandes Junior (PSDB-GO), Simplício Araújo (PPS-MA), Osmar Junior (PCdoB-PI) e Paulo César Quartieiro (DEM-RO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário