quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna Bastidores, escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal o Progresso, edição desta quarta-feira.

Bastidores
Setembro 4, 2013

Saindo
Está tudo caminhando para que a ex-candidata a prefeita Rosângela Curado (DEM) realmente deixe o grupo da governadora Roseana Sarney para militar na oposição. Na noite de anteontem, ela participou de uma reunião com lideranças locais e deixou clara a sua decisão de se filiar a um partido oposicionista. Um dos participantes informou que a tendência é ela se filiar ao PSB, que terá como candidato a presidente da República o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A legenda não deve lançar candidato a governador no Maranhão. Vai se coligar com o PCdoB de Flávio Dino ou com o PPS de Eliziane Gama, ambos pré-candidatos ao governo. Rosângela também está decidida a ser candidata a deputada federal.

Lá pode. Aqui não?
Membros do PCdoB em Imperatriz se manifestaram contra a decisão do prefeito Sebastião Madeira em solicitar aprovação da Câmara Municipal para contrair empréstimo de R$ 50 milhões para serem utilizados no Parque Alvorada I e II e na Vilinha. Bairros, como se sabe, dos mais carentes e cuja população sonha com melhorias, sobretudo de saneamento. A principal alegação é que o empréstimo contribui para o endividamento do município. O argumento, na verdade, é político. Coisa de adversários. Por quê? Simplesmente porque em São Luís o prefeito Holandinha, cuja administração o Maranhão inteiro sabe como anda, pleiteia empréstimo no valor de R$ 100 milhões. E quem disse que o PCdoB é contra?

Soa falso
Merece destacar ainda que a prefeitura de São Luís disponibiliza como garantia verbas do Fundo de Participação do Município (FPM) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS). As mesmas daqui. Por que lá pode e aqui não? Ontem, um leitor chamou a atenção que a posição contrária dos comunistas da Terra do Frei pode estar ligada ao pleito do ano que vem. Como em São Luís o empréstimo beneficia um aliado de Flávio Dino, é bom; como aqui beneficia um aliado de Luís Fernando, é ruim. A verdade crua é que ficar contra o empréstimo, por sinal já aprovado na Secretaria do Tesouro Nacional, prejudica, além da população mais carente, a cidade como um todo.

Funerária
Ontem a Câmara Municipal de Imperatriz discutiu uma questão relacionada a funerárias. A senhora Irene, dona de um estabelecimento do ramo, usou a tribuna como representante da classe. Quer mudança na lei que trata sobre o limite do número de funerárias. Pela lei atual, em Imperatriz poderiam ser abertas cerca de 18 funerárias. O número é de acordo com a quantidade de moradores. Pela proposta da associação, ficaria somente em torno de 5. Como se vê, o objetivo é impedir o aumento da concorrência.

Farmácia
Durante a sessão, os vereadores também discutiram o plantão de farmácia. Há muita queixa da população em função da falta de farmácias abertas à noite. O vereador José Carlos destacou que o plantão causa prejuízos às farmácias, além do risco de assaltos. Ele defende que fiquem de plantão as farmácias dos hospitais públicos. “No Socorrão tem uma”, afirmou o vereador.

Sem ordem
Está avacalhada a Sala de Imprensa da Câmara Municipal de Imperatriz. Gente que não tem nada a ver com o ramo ou simplesmente porque tem um blog e/ou facebook, ocupa o espaço dos profissionais que vão fazer cobertura para os jornais, tv e rádio. Tá difícil.

Rompimento
O deputado estadual Raimundo Cutrim ocupou a tribuna, na sessão de ontem, para anunciar que não pertence mais à base de sustentação do Governo do Estado. Cutrim informou que ingressará na bancada de oposição. Virou comunista. Vai se filiar ao PCdoB. Agora Cutrim vai ser “o melhor homem do mundo” para os camaradas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário