Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 6 de março de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho.
Bastidores
Março 6, 2013
Aprovado
Na sessão de ontem, a Câmara Municipal de Imperatriz aprovou o nome de Antonio Lucena Filho para a presidência da Fundação Cultural de Imperatriz. Ele já vinha exercendo o cargo desde o início da Administração Madeira. Mas como é um novo mandato, tem que passar novamente pela aprovação da Câmara. Dezenove vereadores votaram. Faltaram José Carneiro Santos (Buzuca-PSDB) e Aurélio Gomes da Silva (PT). Foram 18 votos a favor e um contra. A votação foi secreta, mas nas galerias apostavam que o voto contrário seria o do vereador Carlos Hermes (PCdoB). Antes, Lucena foi sabatinado pelos vereadores.
Brincadeira
Quando o vereador Marco Aurélio (PCdoB) foi chamado para votar, um gaiato gritou: - Vai, “Lobão”. Já o vereador Richard Silva Mercedes (DEM) foi chamado de Jomar Fernandes.
Escola
Ontem pela manhã, o vereador Esmerahdson de Pinho (PSDB) assinou a Indicação em que solicita ao governo do Estado a implantação de uma escola de tempo integral em Imperatriz, tendo como local o Parque Alvorada. A Indicação fará parte da pauta da sessão desta quarta-feira, quando será colocada em votação. Como virou moda na Câmara e dada a importância da Indicação, a maioria dos vereadores deverá pedir para subscrevê-la. Esmerahdson informou que o prefeito Madeira já garantiu a aquisição do terreno para a construção da escola. A governadora Roseana Sarney garantiu que fará 15 no estado.
Salgada
Ao falar na Câmara sobre o problema de abastecimento de água na Vila Chico do Rádio, próxima à Lagoa Verde, o vereador Antonio Pimentel (DEM) disse que a água do poço “é tão salgada que não é preciso nem colocar sal no feijão”.
Culpa
De quem é a culpa pelo índice alarmante de acidentes em Imperatriz? Revela-se que cerca de 80% dos acidentes acontecem em locais sinalizados. Além disso, em boa parte há álcool pelo meio. Portanto, a culpa é dos motoristas ou do órgão de trânsito? É verdade que há muita coisa que ainda precisa de mudança, mas se a responsabilidade do motorista prevalecesse, já seria um grande avanço. Possivelmente muitas vidas teriam sido preservadas. Mas do jeito que está indo, pode colocar guarda, sinalização em cada esquina, prender bêbado, enfim, fazer tudo, mas nada vai adiantar se o próprio motorista não se conscientizar da sua responsabilidade.
Pescadores
Representantes da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) defenderam na Câmara, ontem, a derrubada de uma portaria que suspende os processos de registro de colônias de pescadores em análise no Ministério do Trabalho e Emprego. A suspensão da Portaria 2.159/12, do Ministério, está prevista em Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do deputado maranhense Cleber Verde (PRB). Ele argumenta que o documento é inconstitucional. Para o presidente da CNPA, Abraão Lincoln, o prejuízo trazido pela portaria é “irreparável”. “As colônias de pescadores são as entidades de classe mais antigas do Brasil. Algumas têm 200 anos”, afirmou. Segundo Cleber Verde, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, se comprometeu a conversar com os líderes sobre a matéria, com a possibilidade de dar a ela caráter de urgência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário