sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Maranhão terá reforço de forças policiais na eleições


São Luís - As forças de Segurança Pública do Estado mobilizadas já se encontram distribuídas por todo o Maranhão para garantir a tranquilidade das Eleições 2012, neste domingo (7). Desde o início da semana, policiais militares e civis se deslocaram em direção a diversos municípios maranhenses a fim de manter a segurança durante a realização do pleito.

Foi montado um plano, já em andamento, que se estenderá até segunda-feira (8). O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, apresentou as estratégias adotadas durante reunião entre representantes dos órgãos de segurança atuantes no Maranhão, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), na quarta-feira (3).

Aluísio Mendes afirmou que todos os municípios que necessitam de uma atenção especial terão reforço garantido para que não ocorram incidentes. .

Portaria
O secretário expediu a portaria que dispõe sobre a proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas ou de substâncias de efeitos semelhantes em locais públicos ou de acesso público como bares, restaurantes, boates e congêneres de todo o Maranhão durante a semana do período eleitoral.

A resolução já está em vigor desde na terça-feira (2), com vigência a até meia-noite de segunda-feira (8). O documento visa garantir a tranquilidade de toda a sociedade e a manutenção da ordem pública durante o exercício da cidadania.

O cidadão que descumprir a determinação será autuado pelo crime de desobediência previsto no Artigo 330, do Código Penal Brasileiro. O infrator pego em flagrante será imediatamente encaminhado com a prova material do delito até a delegacia mais próxima para adoção dos procedimentos policiais pertinentes. A Polícia Civil, a Polícia Militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) deverão fazer a fiscalização dos estabelecimentos comerciais.

Ação no interior
O superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI), delegado Jair Lima de Paiva, garantiu a distribuição de efetivo policial nas regiões consideradas críticas. Segundo ele, foram disponibilizados policiais lotados nas delegacias regionais para as localidades menores do interior do Maranhão.

O embarque dos policias civis rumo ao interior do Maranhão aconteceu durante toda a quinta-feira (4). Foram empregados também policiais da capital que se dirigiram a diversas localidades do interior totalizando 240 agentes da Polícia Civil, entre delegados, escrivães e investigadores. Todas as delegacias regionais ficarão de plantão no fim de semana.

A Polícia Militar, por sua vez, disponibilizou 1.206 mil homens, somente da Região Metropolitana de São Luis, para reforçar o quantitativo no interior, totalizando 3.910 mil militares distribuídos em 213 municípios maranhenses durante as eleições.

O Grupo Tático Aéreo (GTA) irá deslocar uma aeronave para o município de Imperatriz, que ficará de prontidão durante todo o pleito eleitoral para atender com mais rapidez, caso ocorra algum incidente, as cidades da Região Tocantina. 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), disponibiliza ao cidadão a Central do 190 para recebimento de informações e/ou denúncias de quaisquer evento criminal. Há ainda o atendimento pelo Disque Denúncia nos telefones (98) 3223-5800 para capital e 0300 313 5800 para o interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário