sábado, 6 de outubro de 2012

Bastidores da política deste sábado.............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado. 06 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Outubro 6, 2012

Olho em 2014
Embora as eleições estaduais só aconteçam em 2014, o ex-deputado federal e presidente licenciado da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), já está em campanha para governador. Aproveitando as eleições municipais, ele tem percorrido o estado em campanha pelos candidatos a prefeito do grupo e o seu discurso é um só: a oligarquia Sarney. Em Gonçalves Dias ele fez um discurso inflamado contra a governadora Roseana Sarney e o senador José Sarney. Assim é em todos os lugares. Os Dinistas estão convictos de que Flávio Dino vencerá as eleições. Se o seu concorrente for mesmo o ministro Edison Lobão, aí a coisa se torna mais difícil. E o comunista poderá esperar mais quatro anos para, em 2018, sonhar novamente com o Palácio dos Leões.

E...
O candidato de Flávio Dino pode até ganhar em São Luís, mas no segundo colégio eleitoral, Imperatriz, a situação é totalmente diferente. Conforme as pesquisas já divulgadas, o seu candidato Carlinhos Amorim está em terceiro lugar, longe dos primeiros, Sebastião Madeira e Rosângela Curado. Engraçado é que em nenhuma das duas cidades os candidatos são do seu partido, o PCdoB. Em São Luís é do PTC. Em Imperatriz, do PDT.

Apareceu
No apagar das luzes da campanha, o deputado Davi Alves Silva Junior (PR) mostrou a cara. Depois de estar com Madeira, lançar Ribinha Cunha, passar para o lado de Rosângela Curado, agora na reta final ele aparece com Carlinhos Amorim. Se demorasse mais um pouco, iria passar por Adalberto, Melo, Aluísio, Kleber e Justino. O difícil seria um desses querer o seu apoio...

Mentira
O que saiu de mentira nesta semana não é brincadeira. Tudo inventado por candidatos na tentativa de derrubar seus adversários. Durante três dias correu a notícia sobre a prisão que não existiu de um candidato a vereador. Não houve prisão e nem qualquer outra coisa. Ele é visto toda hora nas ruas, fazendo campanha, sem nenhum problema.

Sem candidato
Em Catanduvas-PR, o único candidato a prefeito teve seu registro indeferido pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa. Olímpio de Moura Moura foi condenado por violação ao artigo 89 da Lei de Licitações (Lei 8.666/93) - dispensar licitação fora das hipóteses previstas em lei ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade. Conforme o artigo 13 da Lei das Eleições (9.504/97), “é facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado”.

19 anos
Seis de outubro de 1993. Às 6 horas desse dia era assassinado no Mercado Bom Jesus o prefeito Renato Cortez Moreira, que estava no cargo há apenas nove meses. 19 anos depois, ainda há peixes graúdos que não sentaram no banco dos réus. Dos acusados, apenas Salvador Rodrigues foi julgado, mas mesmo condenado está solto. Dos peixes miúdos, dois foram julgados, mas um já foi solto e outro morreu.

Regressiva
Falta apenas 1 dia para as eleições. A distribuição de material gráfico, a promoção de caminhada, carreata, ou carro de som divulgando jingles ou mensagens dos candidatos pode se estender até as 22 horas deste sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário