terça-feira, 10 de maio de 2011

Vereador defende mobilização pró-criação do Maranhão do Sul

Imperatriz – O vereador Francisco Rodrigues da Costa (PMN), o Chiquim da Diferro, defendeu  hoje, 10, que seja mobilizada os diversos segmentos da sociedade civil organizada em defesa da criação do estado do Maranhão do Sul. Ele se diz surpreso com a aprovação do plebiscito dos estados do Tapajós e Carajás, no estado do Pará.

“Nós conclamamos a classe política – prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais e senadores - para sairmos em defesa da bandeira do Maranhão do Sul”, disse ele, que enalteceu a iniciativa da deputada estadual Valéria Macedo.

Chiquim da Diferro entende que “é necessário radicalizar com objetivo de chamar a atenção das autoridades para que o projeto, de autoria do então deputado federal Sebastião Madeira, seja desarquivado e colocado em plenário para votação do plebiscito do Maranhão do Sul”.

O parlamentar considera de fundamental importância a criação do novo estado, pois o desenvolvimento das regiões sudoeste e sul maranhense necessitam de mais investimentos públicos como forma de consolidar o dinamismo econômico do Maranhão do Sul. “Nós precisamos do Maranhão do Sul”, atesta.

A vereadora Fátima Avelino (PMDB) também manifestou-se com entusiasmo a iniciativa da deputada estadual Valéria Macedo que propôs a criação de uma Comissão Especial de Redivisão Territorial e Política Demográfica do Maranhão, na Assembléia Legislativa.

Segundo ela, a deputada Valéria Macedo pretende reabrir a discussão sobre a proposta de criação do estado do Maranhão do Sul, tema que volta a ser debatido com exatidão na região sudoeste do estado. “Ela (deputada) pode contar com o nosso apoio nessa casa Legislativa”, disse.

Em João Lisboa, o ex-presidente da Câmara Municipal, João Menezes Santana (PDT) declarou que a criação do novo estado representa um antigo sonho da comunidade sul maranhense. “Nós vivemos em uma área territorial em que os costumes, a cultura e o sistema econômico são totalmente diferentes do norte do Maranhão”, avalia.

Menezes diz que o povo maranhense aguarda com grande expectativa a autorização do Congresso Nacional para que seja realizado o plebiscito pró-criação do estado do Maranhão do Sul. “Esses desmembramentos indiscutivelmente deverão melhorar a qualidade de vida da população”, afirma.

A vereadora Maria Rodrigues Araújo (PSB) também se manifestou de forma a conclamar a população sul maranhense a se mobilizar para sensibilizar os políticos a aprovarem o plebiscito de criação do Maranhão do Sul.

Fonte: ASSESSORIA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário