Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado.
Bastidores
Novembro 9, 2013
Diálogos
Hoje o dia é movimentado para a oposição na região tocantina. O “Diálogos pelo Maranhão”, encabeçado pelo pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB), acontecerá em Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro d’Água Branca. O movimento consiste em debates em torno das soluções para os principais problemas do estado, com a participação de lideranças políticas, sindicais, religiosas, empresariais e movimentos sociais. A partir das 8h, os debates acontecerão em Imperatriz. Às 10h, a caravana segue para Cidelândia. Vila Nova dos Martírios e São Pedro recebem o “Diálogos” na parte da tarde. À noite, em Imperatriz haverá um encontro com representantes da comunidade religiosa da região.
Apoio
Ontem comentou-se que o ex-prefeito de Amarante, Marconi Duailibe, teria rompido com o grupo da governadora Roseana Sarney e iria apoiar o pré-candidato a governador, Flávio Dino. Mas, em compensação, a prefeita Adriana Ribeiro apoia Luís Fernando. O seu marido, Gildásio Ribeiro, é ex-prefeito de Fortaleza dos Nogueiras.
Aliança
Há uma grande expectativa em torno do rumo que o PSDB tomará nas eleições de 2014. Há tucanos que querem uma aliança com o PCdoB de Flávio Dino e outros que desejam coligação com o PPS de Eliziane Gama. O prefeito Madeira ainda não se pronunciou publicamente, mas consta que se depender dele o PSDB vai com Eliziane. Uma aliança tucana com o PMDB de Luís Fernando seria ótima para Madeira, mas é impossível porque tem o PT, que é o maior adversário do PSDB por conta da disputa presidencial.
E agora?
A desculpa era a bomba e depois o rompimento de uma adutora. E agora? As reclamações da população continuam em torno da falta de água em Imperatriz. Qual é o problema agora? Tá faltando água no rio Tocantins? A verdade é que não se vê uma luz no fim do túnel para que se possa pelo menos minimizar o grave problema da falta de água na cidade.
Ele disse
- Excelente candidatura também. É um homem honrado, preparado e capaz. Se for eleito governador, acredito que fará uma boa gestão. Em conversa comigo, ele disse: “Pastor, reconheço que o senhor tem motivos políticos para não me apoiar. Quero, pelo menos, contar com sua amizade”. Respondi: “Tem a minha amizade, respeito e consideração”. Entre os dois, está Eliziane, com destacadas qualificações. (Palavras do vice-prefeito Luiz Carlos Porto, em entrevista ao jornalista Robert Lobato, de São Luís).
Direito Eleitoral
O advogado Carlos Eduardo de Oliveira Lula, professor do curso de pós-graduação da Escola Judiciária Eleitoral do Maranhão, lançou ontem, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral, livro que reúne todas as leis eleitorais, comentários e farta jurisprudência da área. O procurador da República Juraci Guimarães Júnior proferiu palestra sobre a “Lei da Ficha Limpa: entre o avanço social e a restrição a direitos fundamentais”. A obra, que já trata das recentes reformas do Direito Eleitoral (lei 12.034/09 e lei complementar 135/10 – Lei Ficha Limpa), é voltada para o concurso de procurador da República, mas vai ajudar estudiosos do assunto e auxiliar candidatos no período preparatório para as eleições.
Lei
A partir de agora, o consumidor pode contar com um mecanismo que facilitará o acesso aos organismos de proteção aos seus direitos no que se refere à telefonia móvel e fixa. É que a governadora Roseana Sarney sancionou a lei, proposta pelo deputado Hélio Soares (PMDB), que obriga as lojas de telefonia, instaladas no Maranhão, a fixarem, em local de fácil visibilidade para o consumidor, o número das centrais telefônicas de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, do Procon e da Promotoria do Consumidor. De acordo com a lei, os números das centrais de atendimento deverão ser atualizados conforme informações disponíveis pela Anatel, ficando ainda obrigadas a oferecer o serviço aos deficientes auditivos. O espaço destinado à exposição dos telefones das centrais terá que constar a seguinte frase: “Registros de reclamações, denúncias ou pedidos de informações, ligue para as centrais telefônicas da Anatel, do Procon e Promotoria do Consumidor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário