Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 09 de dezembro de 2012, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Dezembro 9, 2012
Estragos
Foi um “Deus nos acuda” para os imperatrizenses a noite de sexta-feira, marcada pelo temporal que provocou um caos, com ruas e casas inundadas, carros “boiando”, crateras, acidentes e, o que é pior, morte. São problemas que a cidade sofre a cada temporal. Passou da hora do poder público investir pesado em rede de esgoto. O problema é antigo, mas não adianta entrar e sair prefeito e a conversa continuar a mesma, jogando culpa para quem já passou. A população quer ver ação e hoje a bola está com o prefeito Madeira. Não é possível que problemas de décadas, como os verificados no trecho entre o Banco da Amazônia e o Banco do Brasil (Godofredo Viana) e na Dorgival Pinheiro/Amazonas, tenham continuidade. Mãos à obra...
Nova eleição
Complica-se a situação do prefeito eleito de Carolina, Ubiratan Jucá, com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado em reformar a decisão do juiz de Carolina que havia garantido o direito de Jucá disputar a eleição mesmo tendo contas julgadas irregulares pelo TCE, quando foi presidente da Câmara. Caso ele não consiga reverter a situação, assume o segundo colocado, João Olímpio, ou haverá novo pleito? Como Jucá obteve mais de 50% dos votos (51,25%), ocorreria nova eleição. É o mesmo caso verificado em Amarante. Se Adriana Ribeiro não assumir, haverá outro pleito.
Prego batido
Aproxima-se 1º de janeiro e, ao invés de esquentar, esfriou a movimentação em torno da eleição da nova diretoria da Câmara. O “foco de incêndio” foi apagado e não se fala mais nisso. Quem estava empolgado viu que “ovo não entra em briga de pedra”. Hamilton Miranda só espera o dia para se re-reeleger.
E...
A expectativa mesmo é em torno do secretariado do prefeito Madeira. Que, na verdade, não terá surpresa. Se cair secretário, não passa de um.
Opinião
“O processo eleitoral está totalmente viciado. A eleição, que deveria acontecer em fevereiro de 2013, foi antecipada em três meses. A comissão eleitoral foi indicada pela atual direção – que dirige o sindicato há 14 anos – e as urnas de coleta de voto são desproporcionais entre as cidades. Exemplo: Codó terá mais urnas que Imperatriz e São Luís. O candidato a presidente da chapa 1 tem vínculo duvidoso com a categoria. Todo o processo será em apenas um dia, para uma eleição estadual do tamanho territorial que temos e o que é mais absurdo, todo local de votação é automaticamente local de apuração. Imaginem o que acontecerá nesse processo”. A opinião é de Wilson Leite, que apoia a chapa 2 na eleição do Sinproesemma, encabeçada pela professora Dolores Silva.
Defesa
O diretório nacional do PT aprovou moção de apoio à presidente Dilma Rousseff pela decisão do governo de destinar 100% dos royalties do pré-sal para a educação, além de criar o Fundo Social, uma espécie de poupança dos recursos do pré-sal. No documento, a cúpula petista conclama os governadores, prefeitos, militantes e parlamentares a defenderem a posição do governo. Enquanto isso, governadores e prefeitos estão chiando por causa do veto de parte do projeto que redistribui os royalties, assegurando o cumprimento dos contratos nas áreas já licitadas.
Mandatos
Em sessão solene marcada por discursos emocionados, a Câmara devolveu, simbolicamente, os mandatos de 173 deputados federais cassados pelo regime militar, entre 1964 e 1977, ao longo de quatro legislaturas. Dos 28 parlamentares ainda vivos, 18 compareceram à cerimônia. Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Domingos Dutra (PT-MA), foi graças a brasileiros como os deputados cassados que o Brasil elaborou uma Constituição chamada de cidadã. Dutra acrescentou que eles também deixaram como legado um Congresso que funciona livremente, uma imprensa livre e um Judiciário democrático, além da eleição de “um operário e uma mulher” para o cargo de presidente da República, em referência ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário