Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 09 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Outubro 9, 2012
Diferente
Carlinhos Amorim obteve apenas 6.814 votos (5,46%), praticamente a metade do que conseguiu o ex-deputado João Batista, em 2008. Por isso, está sendo visto com o seu futuro político comprometido. Só que a situação de Carlinhos é diferente. João Batista fazia política sozinho. Não tinha grupo. Não se decidia entre ser roseanista, jackista, flavista... Já Carlinhos está em um grupo forte, que vem com tudo para as eleições estaduais de 2014, com Flávio Dino sendo o candidato a governador. Se vai ganhar, ainda é cedo demais para se saber, mas que vai dar um trabalho danado, isso vai. Portanto, Carlinhos terá toda uma estrutura para se recuperar do fracasso de domingo passado. É aguardar.
Não desiste
“Continuaremos a luta”, avisa Wilson Leite (PSTU), que já foi candidato a deputado federal, em 2008 teve a candidatura a prefeito impugnada e este ano disputou a prefeitura. Ele obteve 358 votos (0,29%).
Jogo é outro
Nas eleições de 2010, o professor Adonilson Lima (PCdoB) se candidatou a senador e obteve 226.059 votos. Mesmo sendo a eleição para vereador totalmente diferente, com essa votação ele surgiu como um forte concorrente à Câmara Municipal na eleição deste ano. Candidatou-se e vinha sendo apontado como um dos prováveis eleitos. Apuradas as urnas, a decepção. Ele conseguiu apenas 685 votos, muito distante dos dois eleitos da coligação, os também professores Marco Aurélio (3.453 votos) e Carlos Hermes (1.135 votos). São os primeiros vereadores do Partido Comunista na história política de Imperatriz.
Jogo sujo
Tido como um dos prováveis vereadores reeleitos, Alberto Souza ficou na primeira suplência da coligação PP-PSDB-PSL-PSD. Uma surpresa. Em todos os levantamentos, ele aparecia entre os três primeiros colocados. Mas nos últimos dias começaram a jogar sujo contra o candidato, com mentiras surgindo diariamente pela cidade. Primeiro, espalharam que ele havia sido preso. Na véspera da eleição, jogaram “santinhos” nas ruas com uma fotomontagem em que Alberto Souza aparece ao lado de Roseana Sarney. Todos sabem que ele foi o único vereador que não aderiu a Roseana, em 2010. Apoiou Jackson Lago. O certo é que de tanto perseguirem o candidato, ele acabou não se reelegendo.
Vitorioso
O deputado federal Francisco Escórcio é só alegria. Em praticamente todos os municípios em que participou da campanha eleitoral, os seus candidatos venceram. Foram 26 eleitos. Entre os municípios estão Açailândia, Imperatriz, Buritirana, Bom Jesus das Selvas, Itinga, Buriticupu, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, Carolina, São Pedro, Senador La Rocque, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Anapurus, Chapadinha, Mata Roma, Afonso Cunha, Rosário, Cururupu, Carutapera, Bom Jardim e São João do Caru.
De volta
Dos 21 vereadores eleitos no último dia 7 de outubro, quatro já estiveram ocupando cadeira do Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. Elegeram-se os ex-vereadores Antonio Pimentel (DEM), Teresinha Soares (PSDB), João Silva (PRB) e José Carlos Soares Barros (PTB). Cerca de 12 ex-vereadores disputaram as eleições.
Aumentou
Atualmente a Câmara Municipal de Imperatriz tem apenas uma mulher, Fátima Avelino. Na próxima legislatura, que se inicia no dia primeiro de janeiro de 2013, a bancada feminina terá três. Além de Avelino, terá Terezinha Soares e Caetana.
Visita
Ontem à tarde, o vereador eleito Marco Aurélio visitou O PROGRESSO, acompanhado da esposa Alexandra Azevedo. Ele veio agradecer aos diretores e funcionários pelo apoio que recebeu e reafirmar o seu compromisso de lutar pelos interesses da população de Imperatriz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário