Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta segunda-feira, 08 de outubro, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Outubro 8, 2012
Fim do tabu
Depois de três meses de uma campanha sem maiores problemas, ontem as eleições chegaram ao seu final, com a votação e apuração. Confirmando o que vinham apontando as pesquisas, a prefeitura de Imperatriz vai continuar por mais quatro anos sob o comando do prefeito Sebastião Torres Madeira (PSDB). A sua vitória quebra um tabu. Em Imperatriz nunca um prefeito havia sido reeleito. Os ex-prefeitos Ildon Marques e Jomar Fernandes tentaram e não conseguiram. A responsabilidade de Madeira é ainda maior, porque o povo o manteve na prefeitura acreditando que ele continuará com o trabalho que vem desenvolvendo. Portanto, é manter o ritmo e retribuir a confirmação que lhe foi depositada mais uma vez nas urnas.
Votação
A votação obtida pelo prefeito Sebastião Madeira, de 57,61%, superou a da eleição anterior, quando teve no palanque o então governador Jackson Lago com a popularidade nas alturas em Imperatriz. Em 2008, Madeira obteve 50,89%. Além da reeleição, Madeira também quebra outro tabu. É o único que conseguiu ultrapassar, duas vezes, os 50% dos votos.
Campeão
Este ano, o campeão de votos para vereador foi o professor Marco Aurélio, do PCdoB – 3.453 votos. Na eleição passada foi Edmílson Sanches, com 3.546 votos. Mas o recordista foi João Batista, que na eleição de 2004 obteve 5.099 votos.
Decepção
O campeão de votos da eleição passada, Edmílson Sanches, obteve uma votação muito abaixo do esperado – 524 votos. Ele era apontado como um dos prováveis reeleitos, embora não tenha se empenhado na campanha.
E...
A saída de Sanches do PSDB e, consequentemente, do grupo do prefeito Madeira pode ter sido o principal motivo da sua pífia votação. Ele foi para o PCdoB com a promessa de que seria candidato a prefeito. Mas foi rifado para o partido dar apoio ao candidato do PDT, Carlinhos Amorim.
Fracasso
Carlinhos Amorim entrou numa barca furada, influenciado por Jean Carlo, Flávio Dino e outros que se achavam “donos” dos eleitores de Imperatriz. Teve uma votação vergonhosa e agora é torcer para que esse fracasso não reflita nas eleições estaduais de 2014, quando vai tentar a reeleição de deputado.
Na cadeira
A governadora Roseana Sarney votou no início da tarde no Colégio Santa Teresa, na Rua de Egito, Centro de São Luís. Por causa de uma crise de labirintite, ela foi votar em uma cadeira de rodas e tomando soro.
Surpresas
Aconteceram surpresas nas eleições para vereador em Imperatriz, com a baixa votação de alguns candidatos tidos como “fortes” e a votação acima do esperado de outros. Os eleitos tidos como surpresas foram Eudes, Richard, Zé da Farmácia e Enoc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário