Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 11 de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Julho 11, 2012
Lição
Ribinha Cunha e Davi Junior conversaram com quase todo mundo durante o período de articulações que antecedeu as convenções e o PR acabou optando por se coligar com o PDT. E Ribinha não aceitou o rumo que o partido tomou, decidindo, então, pedir desfiliação. Isso mostra que prevaleceu apenas a vontade de Davi Junior, que já mostrou a que veio. O seu comportamento nos poucos anos em que está militando na política-partidária já revelou bem como ele procede. Davi não sabe de que lado fica, faz compromisso e não cumpre e gosta de prometer “obras” que não existem ainda nem no papel, como foi o caso da travessia urbana na BR-010. Ribinha acreditou demais em Davi e deu no que deu. Começando a sua carreira, Ribinha Cunha já levou um tropeço. Aliás, dois. Embora tendo um irmão deputado, Léo Cunha, ele deveria também consultar outros entendidos no assunto quando for tomar uma decisão, porque este ano já deu duas cabeçadas: além de cair na conversa de Davi e depois ter que sair do cenário das eleições 2012, já havia travado uma queda-de-braço com parte dos integrantes da própria classe - produtores rurais - ao disputar a eleição do Sinrural. E perdeu. Que os tropeços sirvam de lição.
E...
O partido do deputado Léo Cunha, o PSC, ficou na aliança liderada pela candidata Rosângela Curado. Na proporcional se coligou com PRB / PRTB / PSDC e lançou cinco candidatos.
Jogo pesado
Com os candidatos a prefeito definidos, agora o assunto que domina as rodadas políticas são as coligações e as possibilidades de eleição dos candidatos a vereador. Em pelo menos duas coligações proporcionais, vai ser uma disputa de titãs. São nomes fortes e as vagas que podem ser conquistadas pelas coligações não serão suficientes para acomodar todos. A coluna de ontem mostrou nomes fortíssimos da coligação do DEM. A coligação PP / PSL / PSDB / PSD também não fica atrás. Veja alguns nomes: vereadores Hamilton Miranda, Chagão, Alberto Souza, Costa, Buzuca, Roma e Zé do Creia; Esmeradson, Caetana, Paulo Negrão, Terezinha Soares e Meesac. Não terá cadeira para todos...
Recuado
O ex-prefeito Ildon Marques ainda não deu sinais de que participará da campanha de algum candidato nas eleições. Pelo menos dois candidatos sonham com o apoio de Marques: Carlinhos Amorim (PDT) e Rosângela Curado (DEM). Ela tem mais chances de obter o apoio do ex-prefeito, de quem foi secretária de Saúde. Ildon foi rifado pelo PMDB, que não lançou candidatura própria. Está coligado com o DEM, mas só na majoritária. Não conseguiu na proporcional e pode levar os seus candidatos a vereador para o buraco.
Climatização
O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) manifestou preocupação com a falta de climatização nos hospitais de Imperatriz e garantiu que não medirá esforços para solucionar o problema. Ele cita o caso do Socorrão e Socorrinho. “Farei tudo, junto ao ministro, para a liberação de verba para climatizarmos as enfermarias”, disse Escórcio ao prefeito Sebastião Madeira e à secretária de Saúde, Conceição Madeira. “Coloque no Siconv (Sistema de Convênios) e deixe comigo”, concluiu o deputado.
Antecipação
Ontem a Assembleia Legislativa aprovou projeto que antecipa a eleição da Mesa Diretora para qualquer data, entre o dia 1º de julho e 22 de dezembro. O presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), confirmou que vai realizar a eleição nesta quinta-feira. Ele deve ser reeleito. A governadora Roseana Sarney declarou apoio à sua reeleição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário