quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Arbitral na FMF define fórmula de disputa do Campeonato Maranhense

Federação Maranhense de Futebol realizou arbitral na tarde de quarta-feira. 
(Foto: FMF)
São Luís - Na tarde de quarta-feira (7), a Federação Maranhense de Futebol (FMF) realizou o arbitral com a presença dos representantes das 8 equipes que vão disputar o Campeonato Maranhense da Série A de 2019.  O Maranhense do próximo ano terá a mesma a fórmula de disputa do estadual de 2018, com previsão para iniciar no dia 19 de janeiro. Na primeira fase, as 8 equipes jogarão entre si, em sistema de ida, onde as 4 melhores passarão para a 2º fase (semifinal). Nas semifinais teremos jogos de ida e volta, com o 1º x 4º e o 2º x 3º, com os dois primeiros colocados da fase anterior tendo a vantagem de realizar o segundo jogo em casa, além de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota com o mesmo saldo de gols. 

Final
Os classificados farão a final, também, em dois jogos, com a equipe de melhor campanha em todo o campeonato tendo a vantagem do segundo jogo em casa e jogando por dois empates ou uma vitória e uma derrota com o mesmo saldo de gols.

Participantes
O Pinheiro é a novidade na edição de 2019, voltando à elite estadual após 26 anos com o título da Série B Maranhense de 2018. O Moto defenderá o título, completando a lista de participantes com Imperatriz, MAC, São José, Sampaio, Cordino e Santa Quitéria.

Sem estádios
O São José e Santa Quitéria solicitaram mudanças dos estádios onde mandarão seus jogos. O Peixe Pedra pediu para jogar no Serejão, em Rosário, enquanto a Raposa quer mandar suas partidas no Pinheirão, em São Mateus.

Vagas
Sobre as vagas nas competições nacionais, o campeão e o vice garantem a participação na Copa do Brasil de 2020. Somente o campeão conquista a vaga para a Copa do Nordeste 2020. A equipe melhor classificada, fora os times que já estão garantidos em alguma das divisões do Campeonato Brasileiro, garante a vaga para a Série D de 2020. A segunda vaga do estado será decidida na Copa FMF, que deverá ser realizada no fim do ano.

As três primeiras rodadas
1ª rodada
19/01 Imperatriz x Santa Quitéria
20/01 Pinheiro x Moto
20/01 Cordino x Maranhão
20/01 Sampaio x São José

2ª rodada
23/01 Moto x Imperatriz
23/01 Cordino x Sampaio
24/01 Maranhão x Pinheiro
24/01 Santa Quitéria x São José

3ª rodada
30/01 Sampaio x Imperatriz
30/01 São José x Maranhão
31/01 Santa Quitéria x Moto
31/01 Pinheiro x Cordino

Nenhum comentário:

Postar um comentário