quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 08 de outubro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
08 de outubro de 2015

Sem dono
Ao responder a questionamentos nas redes sociais, ontem a juíza aposentada Maria das Graças Carvalho reafirmou a sua pré-candidatura a prefeita pela Rede Sustentabilidade (REDE). “A minha pré-candidatura permanece. No caso da REDE, que começou a se organizar agora, por força do atraso do registro, a iniciativa da candidatura é do GT – Grupo de Trabalho”, revelou Maria das Graças, observando que o seu partido “não tem dono, como os outros”. E acrescentou: “A proposta da REDE, bem amarrada no Estatuto, é de democracia plena. Já vimos o primeiro teste: dois caciques da região foram a Brasília pedir o partido para eles, mas não conseguiram”. Ela se refere ao advogado Marco Aurélio, que acompanhado da esposa, a deputada Valéria Macedo, esteve em Brasília conversando com Eliziane Gama e Marina Silva. Além de Maria das Graças, há no partido como pré-candidato o empresário Francimar Gomes Moreira.

Natimorta
O vereador Aurélio Gomes (PT) insiste na instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) direcionada ao setor de Saúde. Mas, para ser criada, são necessárias 7 assinaturas. Consta que até o momento só há duas – a dele e de Carlos Hermes (PCdoB). Ontem, o vereador Adonilson Lima (PCdoB) disse não ver necessidade de uma CPI. Rildo Amaral (SD) também não demonstra interesse. Pelo visto, não chegará nem a três assinaturas.

Fora
Continuam as especulações sobre a possibilidade de o PCdoB lançar a candidatura do deputado Marco Aurélio à sucessão do prefeito Sebastião Madeira. Mas o deputado nega. O partido não tem conversado sobre isso e o deputado está focado nas suas atividades parlamentares.

Avançando
A pré-candidata Telma Plácido intensifica articulações visando o fortalecimento do seu grupo para as eleições de 2016 em Governador Edison Lobão. Filiada ao PSDB recentemente, ela já teria garantido o apoio de cerca de oito partidos. Um dos importantes apoios já conquistados foi o do advogado Ney Bandeira, primeiro prefeito de Edison Lobão e que ainda desfruta de grande prestígio político-eleitoral. Telma é viúva do ex-prefeito Washington Plácido.

Recusa
O presidente da Câmara, José Carlos Soares, designou dois vereadores para representar a Casa na reunião promovida pelo Ministério Público sobre o horário de funcionamento das casas noturnas. Mas nenhum quis ir. Restou ao próprio presidente comparecer, tendo que deixar o plenário já com a sessão aberta. Zé Carlos voltou a defender a alteração da chamada lei dos bares, referente a horário para boates e casas de shows. Para os bares ficariam o mesmo horário – 2h.

CNH e feira
Hoje o governador Flávio Dino sanciona em Açailândia a lei de criação do Programa CNH Rural. Aprovado na segunda-feira (5) pela Assembleia Legislativa, o programa vai conceder gratuidade total na obtenção da CNH, categoria “A” (motos) para pessoas acima de 21 anos, residentes na zona rural dos municípios maranhenses. A assinatura da Lei será feita durante a abertura da 1ª Feira de Agricultura Familiar e Agroecologia – Agritec. Flávio Dino também vai vistoriar obras do “Mais Asfalto”, acompanhado do secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Tocantins
O deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB) utilizou a tribuna, ontem, para questionar atos do governador Marcelo Miranda. Segundo Siqueira, mesmo após conseguir aprovar o pacote de aumento de impostos, o governador segue publicando atos de nomeações de apadrinhados políticos que aumentam despesas. Citou a contratação de empresa que participou da sua campanha política de 2014 para montagem de estrutura de palco no valor de R$ 2,9 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário