domingo, 19 de julho de 2015

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 19 de julho de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
19 de julho de 2015

Instabilidade
Não é à toa que o governador Flávio Dino (PCdoB) defendeu a união das lideranças políticas do país para garantir a estabilidade institucional no Brasil. Brasília está em ebulição com a crise político-administrativa instalada no Palácio do Planalto e as denúncias contra parlamentares apontados pela Operação Lava Jato como envolvidos no escândalo da Petrobras. Na sexta-feira, o clima ficou mais tenso, com o rompimento do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB), com o Governo Dilma. Também acusado de corrupção, saiu atirando para todos os lados. Na opinião de Flávio Dino, a transitória impopularidade de um governante não pode trazer de volta o “fantasma da intervenção militar” e a criação de um período ditatorial e cerceador de direitos. Do mesmo modo, rechaçou a hipótese de “impeachment por impopularidade”, o que classificou como “monstruosidade constitucional que pode levar à paralisia das instituições públicas brasileiras”. Como se pode ver, o País está em chamas. E pelo jeito, não vai ter bombeiro que dê jeito...

Semiárido
O senador Roberto Rocha (PSB-MA) apresentou no Senado Federal projeto que propõe a inclusão de 15 municípios maranhenses na região do semiárido. Sugere alteração na lei que define os critérios para conceituar a região natural inserida na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). De acordo com ele, o índice de aridez desses municípios maranhenses justifica eles estarem nesse rol para terem acesso a políticas públicas e financiamentos diferenciados. Atualmente, o critério de definição do semiárido é a precipitação pluviométrica anual média de até 800 milímetros.

Escritório
Para estreitar relações com a cidade e região, em breve o senador Roberto Rocha inaugurará um escritório de representação política em Imperatriz. “Será o meu gabinete para o Maranhão do Sul, onde os cidadãos poderão conhecer o espaço democrático que nós representamos no Senado, além de propor soluções para demandas da região”, comentou Roberto Rocha. Será na rua Coriolano Milhomem, em frente à Funasa.

Pesquisa
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga na terça-feira, 21, às 10h30min, os resultados da 128ª Pesquisa CNT/MDA, com a avaliação dos índices de popularidade do governo e pessoal da presidente Dilma Rousseff e sobre a expectativa da população em relação a emprego, renda, saúde, educação e segurança pública.

Errata
A Ascom municipal levou os órgãos de comunicação ao erro, ao informar que a abertura do período de veraneio seria ontem. Ainda atribuiu a informação ao superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva. Na verdade, a abertura é hoje. Segundo a Ascom, houve um lapso e a matéria foi enviada na sexta-feira, quando deveria ter sido ontem para ser publicada neste domingo.

Aftosa
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), divulga nesta segunda-feira o balanço da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em maio e junho de 2015. Este é o 13º ano da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa, que é realizada em duas etapas, em maio e novembro. O Maranhão possui certificação como livre de febre aftosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário