quarta-feira, 4 de março de 2015

Sedel e Uema discutem parceria para ações esportivas...

Secretário de esporte discute parceria com Reitor da UEMA.
São Luís - O secretário de Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, estiveram reunidos, na segunda-feira (2), com o objetivo de discutir parcerias, no sentido de estreitar relações entre a Sedel e Uema para algumas ações que o Estado realizará este ano. Esse foi um contato inicial, onde pudemos identificar várias ações de comum interesse, no sentido da promoção da saúde, do desporto e do lazer. A Uema, apesar de não ter a graduação em Educação Física, tem um Departamento de Esporte muito atuante. Vamos finalizar, nos próximos dias, o nosso Núcleo de Esportes, que ficará à disposição dos alunos e, também, da comunidade do nosso entorno”, explica o reitor Gustavo.

O reitor aproveitou a oportunidade para falar da retomada das Olimpíadas da Uema. “Retomaremos as nossas Olimpíadas no mês de novembro e, também, as seletivas para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) ainda nesse primeiro semestre”, acrescentou.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, a ideia é obter a ajuda da Universidade, não somente nos eventos que fazem parte do calendário do Maranhão, mas também no que tange a qualificação de profissionais. “A Uema é uma Instituição do Estado, uma Universidade de elaboração do saber, de pensamento, de conhecimento e nós viemos beber dessa fonte. Queremos parceria em relação às ações voltadas para o esporte, como os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), devido à estrutura dessa Instituição não somente aqui na capital, mas em todo o Maranhão.”

O coordenador do Núcleo de Esportes, José Nilson Andrade, frisou a carência de profissionais qualificados na área desportiva. “É grande a carência desses profissionais em nosso Estado, tanto que vários municípios deixam de ter uma Secretaria de Esporte, por exemplo, por falta dessa formação. E é pensando em atender essa demanda que a Uema está com um projeto do curso Tecnólogo em Gestão Desportiva, na modalidade a distância, em fase de apresentação à Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A ideia é qualificar e formar pessoal para desenvolver essa área”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário