sexta-feira, 13 de março de 2015

Futebol do Maranhão vai ser beneficiado com parceria....

Emerson Silami Garcia, ministra palestra em São Luís.
São Luís - A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promoveu, na tarde de quinta-feira, dia 12, palestra ministrada pelo ex-fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol, Emerson Silami Garcia. O evento teve como objetivo firmar parcerias em prol do desenvolvimento do futebol maranhense.

Com o tema “A ciência aplicada ao futebol”, a palestra reuniu representantes dos clubes profissionais de futebol e beach soccer do Maranhão, além de professores integrantes do Departamento de Educação Física da UFMA e equipe da Sedel. Durante a palestra, Emerson Garcia abordou temas ligados ao papel da fisiologia no futebol, características e capacidades físicas do atleta, planejamento de treinamentos, uso da termografia e de aparelhos de monitoramento.

De acordo com Garcia, que já trabalhou no Real Madri e conquistou 29 títulos pelo Cruzeiro, o objetivo em vir ao Maranhão é colaborar com o desenvolvimento do esporte e motivar os clubes a discutirem parcerias junto ao governo. “O Governo do Estado nos lançou o desafio de cooperar com o desenvolvimento do futebol no Maranhão e para que isso aconteça é preciso nos aproximarmos do futebol de outras regiões do país em todos os aspectos e com equilíbrio”, disse.

Para o assessor da Sedel e técnico de futebol, Vinicius Saldanha, essa parceria entre UFMA e Governo do Estado irá socializar o trabalho já desenvolvido na área de fisiologia aplicada ao esporte, garantindo a participação efetiva dos clubes. É uma grande parceria entre o Estado e a UFMA, visando o desenvolvimento do esporte no Maranhão. Os clubes de futebol terão oportunidade de acesso ao que há de mais moderno e atualizado em equipamentos e, principalmente, em conhecimento, no que se refere à fisiologia do esporte. O debate foi excelente e ficamos felizes em ver a participação efetiva dos representantes dos clubes profissionais de futebol do Maranhão”, analisou.

A UFMA está buscando essa aproximação com o esporte maranhense. Temos equipamentos de excelente qualidade e queremos colocá-los à disposição do futebol e das demais modalidades”, complementou o chefe do Departamento de Educação Física da UFMA, Mário Sevílio. Após a palestra, Emerson Garcia conversou com os representantes dos clubes.

Valéria Campos participou da palestra representando o Expressinho Futebol Clube e elogiou a iniciativa do Governo do Estado e da UFMA. “A palestra foi muito proveitosa e vejo essa iniciativa como um bom começo para o incentivo ao esporte maranhense, especialmente para os clubes de futebol, que precisam de bastante apoio. Saímos da reunião nos sentindo representados”, afirmou.

Um comentário: