Parceiro do Blog

Parceiro do Blog

Rádio MDB Brasil Nacionais

Rádio MDB Internacionais Dançantes

Rádio MDB 2 Internacionais Românticas

terça-feira, 31 de março de 2015

Bastidores da política desta terça.....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 31 de março de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
31 de Março de 2015   

Desemprego
Ontem o Governo do Maranhão divulgou nota em que lamenta o anúncio feito pela Alumar de que desativará a terceira linha de produção de alumínio no Estado, com a consequente redução de 650 postos de trabalho. “Em 2014, a Alumar reduziu sua capacidade de produção em duas oportunidades, nos meses de maio e outubro. Portanto, a decisão, sob a justificativa de reduzir custos e da falta de competitividade do preço de alumínio no mercado, reitera a lamentável política adotada pela empresa nos últimos anos, quando dois terços das linhas de produção no Maranhão foram desativadas”, afirma a nota, observando que este ano, o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão e o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, realizaram audiências com a direção da empresa para discutir as perspectivas de investimentos no Estado. “Em nenhum momento os dirigentes da multinacional informaram ao governo sobre a intenção de adotarem a drástica decisão, que fere os interesses do Estado e da nossa população”, protesta o governo. Flávio Dino determinou aos secretários Simplício Araújo (Indústria e Comércio) e Julião Amin (Trabalho e Economia Solidária) imediata interlocução junto à empresa, visando assegurar responsabilidade social e alternativas para minimizar os danos causados.

Polêmica
O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Comissão Especial da Reforma Política, defendeu ontem, em seminário realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a eleição de deputados federais pelo sistema majoritário. É o chamado “distritão”, em que cada estado é transformado em um distrito e os candidatos mais votados estão automaticamente eleitos. Mas o relator da reforma política na legislatura passada, deputado Henrique Fontana, discordou da aplicação do voto distrital para deputados federais. “O distritão irá continuar beneficiando candidatos com maior poder econômico, que poderão bancar campanhas mais distantes e caras”, argumentou o parlamentar do PT gaúcho. Como se vê, a reforma política vai render muita polêmica.

Reconstruir
O governador Flávio Dino (PCdoB) destacou que o governo está reconstruindo o serviço público no Maranhão. “Anteontem (sexta-feira) nomeei professores da UEMA. Ontem nomeei 154 servidores para o DETRAN. Ao nomear servidores para o órgão, o governador diz que “reforço prioridade à defesa da vida, com uma política de trânsito séria”. Nas próximas semanas, o governo vai convocar mais 1.000 aprovados no concurso da Polícia Militar para fazerem o teste de aptidão física.

Fechado
O Restaurante Popular de Imperatriz está há mais de um ano fechado. As atividades foram paralisadas em janeiro de 2014 para que fosse feita reforma no prédio, com o governo federal disponibilizando R$ 400 mil. O restaurante atendia cerca de 600 pessoas por dia. O assunto deve ser levado a plenário na sessão de hoje pelo vereador Aurélio Gomes, do PT.

Mais um
Se já não bastassem as três dezenas, agora está oficializado pelo TSE o Partido do Servidor Público e Privado (PSPP). No final de semana, a sigla promoveu um encontro em Brasília. O partido já foi criado em sete estados, entre eles o Tocantins, cujo presidente é o vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare. O presidente nacional é Jair Andrade, agente administrativo da Receita Federal em Pernambuco. O PSPP tem como simbolo um beija-flor.

De olho na brincadeira
Tá certo que os ventos estão a favor de soltar pipas, mas com as chuvas, é melhor a criançada ficar longe de locais com fiação elétrica para brincar. É melhor deixar pra brincar quando o tempo estiver bom. E sempre em locais descampados e longe da fiação elétrica. A Cemar tem alertado pais e crianças quanto a orientações para a segurança do seu consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário