quinta-feira, 5 de março de 2015

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 05 de março de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
5 de Março de 2015   

Briga
A disputa pela prefeitura de Ribamar Fiquene, que estava apenas em nível de Justiça, agora também é caso de Polícia. O segundo colocado nas eleições, Salomão Neres da Silva, registrou ocorrência na Delegacia de Montes Altos contra o prefeito Edilomar Nery Miranda. Por determinação do TRE, Salomão assumiu a Prefeitura no dia 11 de fevereiro e ficou no cargo até o dia 26, quando Edilomar conseguiu recuperar o mandato. Segundo a ocorrência, ao discursar em praça pública, Edilomar teria declarado que Salomão, a vice Ivoneide Feitosa Pereira e os secretários Maria Debla Oliveira da Silva, Kelly Vasconcelos Pinto e Eduardo Gomes teriam desviado da Prefeitura R$ 1 milhão para suas contas. Salomão relatou que a acusação também foi feita pelo deputado estadual Edilásio, inclusive chegando a sugerir a Edilomar que queimasse a cadeira usada por ele. É tenso o clima político em Ribamar Fiquene.

Reviravolta
Deoclides Macedo demorou pouco na Câmara dos Deputados. Por 6 a 1, o TSE derrubou a liminar que garantiu a validação dos  56.171 votos dados a Deoclides Macedo. Com isso, o PDT fez mais um deputado, Julião Amin, e o PMDB perdeu Alberto Filho. Na noite de terça-feira (3), o TSE julgou improcedente medida cautelar interposta por Macedo. Assim, Alberto Filho volta ao cargo e Julião Amin perde o mandato, voltando a ser primeiro suplente do PDT e Deolides o segundo. Amin está ocupando o cargo de secretário do Trabalho.

Olha aí!
Chega hoje a Imperatriz um engenheiro de trânsito enviado pelo Governo do Estado para fazer um estudo sobre mobilidade urbana na cidade. O envio do técnico foi uma solicitação do prefeito Sebastião Madeira viabilizada pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto. O estudo vai analisar o traçado e a geometria das ruas e avenidas, além do fluxo de veículos, para apresentar soluções de mobilidade que melhorem o trânsito de Imperatriz, tanto no curto quanto no longo prazo.

Licença
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), se ausentará de suas atividades a partir do dia 9 de março, em licença regimental de 15 dias, para tratamento de saúde. Ele será submetido, no próximo dia 11, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, a um procedimento de reconstrução do trato gastrointestinal. Nesse período, a Assembleia Legislativa ficará sendo presidida pelo vice-presidente Othelino Neto (PCdoB).

Brasileiros
Um detalhe chama atenção no Mais Médicos no Maranhão: na primeira edição, 90% cubanos e 10% brasileiros. Na edição atual, 95% de brasileiros. A observação é feita pelo governador Flávio Dino, que recebeu a visita do ministro da Saúde, Arthur Chioro, na terça-feira. “Estamos felizes de receber mais médicos para atender a nossa população”, comentou. São 118 novos profissionais.

Contas
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) prorrogou o prazo de entrega das prestações de contas relativas ao exercício financeiro de 2014 para a segunda-feira, dia 6 de abril, logo após o Domingo de Páscoa. As prefeituras que já entregaram  suas contas foram a de Riachão, Fernando Falcão e Lagoa do Mato. Os Legislativos de Imperatriz, João Lisboa e Montes Altos também já entregaram.

Hoje tem espetáculo!
A expectativa do imperatrizense é grande para a estreia do espetáculo Le Cirque. O circo, que é todo climatizado, tem espetáculos acrobáticos e tecnológicos para cativar ainda mais o público. Com números para todas as idades e em diferentes sessões, a atração está montada no estacionamento do Imperial Shopping. A estreia é nesta quinta-feira, a partir das 20h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário