quarta-feira, 4 de março de 2015

Bastidores da política desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 04 de março de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
4 de Março de 2015   

Reação
Autoridades da área judicial e política reagiram duramente contra os comentários preconceituosos contra os maranhenses feitos no facebook por uma mulher, cujo perfil agora dizem ser falso. O prefeito Sebastião Madeira, por exemplo, revelou que em pleno século XXI não se tolera qualquer tipo de manifestação preconceituosa contra a dignidade, seja de uma pessoa, de um bairro, cidade, estado ou país. “Tenho plena consciência que se trata de uma opinião isolada de quem não conhece a história da nossa gente, a história do Brasil, e que tal postura não reflete o que pensa o povo gaúcho, que sempre foi bem recebido em nosso Estado; tanto que muitos aqui decidiram morar, montar seus negócios e constituir família. Fica aqui, entretanto, nosso lamento pelo triste episódio e que a autora deste venha a ser alcançada pelos braços da lei”, opinou o prefeito imperatrizense.

Democracia
Em resposta a um questionamento em torno das declarações preconceituosas da suposta gaúcha, o promotor de Justiça Joaquim Junior afirmou que “o regime democrático garante a liberdade de manifestação de pensamento. No entanto, a Constituição não protege o discurso de ódio, de desrespeito, de xenofobia. Ironizar a pobreza de um Estado e ofender mulheres e homens que nele residem não é amparado pela Lei. Toda liberdade deve vir acompanhada de respeito pelo próximo. Ter e manifestar opinião é uma coisa. Desrespeitar, aviltar, discriminar é crime. Trata-se de cabal afronta aos direitos humanos. Respeito pelo próximo é sempre o melhor caminho”.

Saúde
Atendendo convite do governador Flávio Dino, ontem esteve em São Luís o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Reforço do Mais Médicos e foco em Atenção Básica. Dino anunciou que na sexta-feira dará início às ações do programa Mais IDH. Como alvo principal as 30 cidades mais pobres.

Dividir
Ontem o suplente de vereador, Alberto Sousa, assumiu o mandato por 90 dias, em substituição a Raimundo Roma. Ele prometeu  doar metade do salário para o time do Cavalo de Aço, a Apae, Promana e Lar São Francisco. Alberto Sousa vai propor uma audiência pública sobre a obra de duplicação do perímetro urbano da BR-010, que pelo jeito dificilmente sairá do papel.

Pensando bem
Os reajustes absurdos das tarifas de energia devem “aquecer” a venda de lamparinas no Mercadinho...

E...
A pancada só não foi maior para nós maranhenses, porque a revisão tarifária da CEMAR foi a terceira menor. Abaixo da média nacional, que foi de 23,4%, e abaixo da média do Nordeste, que foi 5,5%.

Olha aí!
De acordo com reportagem do Bom Dia Brasil, de segunda-feira, o Maranhão está entre os cinco estados que não abusaram dos gastos com pessoal no ano de 2014. Piauí e Alagoas ultrapassaram o limite de gasto com pessoal, que é de 49% da receita, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Paraíba e Sergipe também estão acima do teto. O Distrito Federal está próximo do limite, além de doze Estados.

De olho na segurança
Nesta semana mais uma cidade maranhense foi vítima de bandidos disfarçados de profissionais da Cemar, para realizar assaltos na comunidade. A Companhia tem alertado todo o Estado que o atendimento dos profissionais se limita apenas ao medidor. Eventuais vítimas desse tipo de crime levem ao conhecimento das autoridades policiais da sua cidade. O caso aconteceu na cidade de Santa Luzia do Paruá, mas vale o alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário