segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Bastidores da política do domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição do domingo, 3 de agosto.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
3 de Agosto de 2014    

Julgamentos
Esta semana as expectativas estarão voltadas para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Segunda e terça-feira a Corte realizará sessões para julgar os processos restantes de registro de candidaturas e impugnações com o propósito de cumprir o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. As outras sessões estão previamente agendadas para os dias 12, 13, 19 e 21. Até quinta-feira, 31 de julho, o TRE já havia julgado 527 deste tipo de processos, dos 860 que tramitam no órgão. A agilidade no julgamento se deu após o Regional editar as Resoluções 8.556 e 8.557 propostas pelo desembargador eleitoral Eduardo Moreira, que permite ao relator deferir monocraticamente o requerimento de registro de candidatura (RRC) sem impugnação e/ou sem notícia de inelegibilidade formalizada nos autos, e desde que haja parecer favorável ao deferimento da candidatura emitido pelo Ministério Público Eleitoral. A Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) entregou ao TRE uma lista com os nomes de 23 candidatos impugnados. Entre eles há Ildon Marques, Deoclides Macedo, Coronel Melo, Quininha, Chico do Rádio e Jeová Alves. É aguardar a decisão do Tribunal.

Importância
Comentário feito pelo candidato a deputado federal Igor Lago (PPS): - Na Grécia de Péricles o eleitor participava diretamente das decisões. Nas modernas democracias o eleitor escolhe os seus representantes. Aí está o papel fundamental do eleitor: o de escolher aquele que irá decidir, formular leis, fiscalizar os outros poderes e se posicionar diante dos fatos que interessam a todos nós. É preciso que o eleitor saiba da sua importância na eleição...

E...
Falando em Igor Lago, um (e)leitor peguntou de que lado ele está para governador. Se de Flávio Dino (PCdoB) ou de Zeluis Lago (PPL), que é seu tio. Ainda não se viu Igor se manifestando sobre isso, mas vale destacar que o seu partido está na coligação liderada pelo PCdoB. Portanto, seria Flávio Dino. E se assim for, por que mesmo Igor não apoia o tio?

Horário eleitoral
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV começa no dia 19 de agosto (45 dias antes do primeiro turno) e terminará três dias antes das eleições, dia 2 de outubro. Pela ordem, a coligação “Todos pelo Maranhão” abrirá a propaganda para o cargo de governador com o tempo de 5’59”87, seguida pela “Pra Frente Maranhão”, que tem 9’28’81, Partido Socialismo e Liberdade (1’11”35), Partido Pátria Livre (1’6”67), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (1’6”67) e Partido Comunista Brasileiro (1’6”67).

E aí?
“Mais uma invasão em Imperatriz, sem que providências sejam tomadas. E a pergunta é: como se chamará a Vila? Flávio Dino ou Lobão Filho?”. Palavras do jornalista Wilton Alves Ferreira.

Campanha
Sábado o candidato Lobão Filho encerrou a agenda da semana nas cidades de Igarapé do Meio, Bela Vista, Pindaré Mirim e Santa Inês, onde aconteceu um grande comício. Já Flávio Dino terminou a semana em Viana e Cajari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário