sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 29 de agosto.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
29 de Agosto de 2014    

Candidatura
Em sessão extraordinária na manhã de ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) acatou o recurso do ex-prefeito Ildon Marques de Souza. Com isso, está confirmada a sua candidatura  a deputado federal pelo PMN. Em julgamento realizado último dia 5, o TRE havia indeferido a candidatura de Ildon Marques por ele estar incluído na lista de gestores com contas rejeitadas pelo TCU.  A assessoria jurídica do candidato ingressou com embargos infringentes, um recurso que demonstra aos juizes  a necessidade de reconsideração das suas decisões.   Ontem, finalmente foi julgado o recurso, com a decisão favorável ao candidato. Agora, Ildon vai intensificar a caça ao voto, inclusive iniciando as caminhadas, uma marca de campanha do ex-prefeito.

Baque
Se Ildon Marques e os aliados estão vibrando, do lado daqueles que disputam com ele o eleitorado de Imperatriz o clima é de tristeza. É que Ildon pode levar uma significativa fatia do bolo eleitoral da cidade. Sem ele, seria melhor para os outros candidatos locais, especialmente Rosângela Curado (PDT), que na eleição para prefeito obteve uma votação expressiva (39 mil votos), sem o ex-prefeito na disputa.  

E...
Agora com Ildon Marques no páreo, há a oportunidade para se saber  do real potencial eleitoral da candidata. Há simpatizantes dos dois apostando quem será o mais votado em Imperatriz.

Marcação cerrada
Ontem, pelo segundo dia consecutivo, a presidência da Câmara Municipal de Imperatriz foi obrigada a suspender a sessão por causa da greve dos professores. Eles lotaram as galerias e com o apitaço foi impossível realizar a reunião. A classe está há quatro meses numa queda-de-braço com a prefeitura por reajuste salarial. Na próxima terça-feira haverá uma audiência de mediação promovida pelo TRT.    

Contra
A deputada estadual Eliziane Gama, candidata a deputada federal pelo PPS,  afirmou da tribuna, na sessão desta quinta-feira,  que a redução da maioridade penal não é a solução para a diminuição dos índices de violência no Brasil. A parlamentar destacou que o problema é muito mais amplo e precisa ser avaliado e discutido. “Uma pesquisa recente aponta que mais de 70% da população brasileira defende a redução da maioridade penal, e defende por conta dos altos índices de violência. Porém, quando se faz uma avaliação mais ampla, é possível perceber que o caminho não é a redução da maioridade penal”, enfatizou a deputada.

A favor
Já o deputado Eduardo Braide (PMN) ocupou a tribuna da Assembleia para defender a redução da maioridade penal para 16 anos. O deputado apelou para que o debate chegue mais forte nas ruas e no Congresso Nacional. “Eu tenho certeza de que com a inteligência daqueles que compõem o nosso Congresso Nacional, haverão de chegar a uma decisão para tentar melhorar essa situação de insegurança por que passa todo o nosso país”, afirmou Braide.

Mudança
Durante visita nesta quinta-feira (28), ao município de Santa Helena, região da baixada maranhense, o candidato Lobão Filho ouviu dos moradores a revolta pregada pelo falso discurso da mudança proposto pelo atual prefeito da cidade, eleito com apoio do PCdoB. “Santa Helena foi enganada assim como muitas cidades do Maranhão hoje campeãs absolutas em índices altíssimos de rejeição a seus gestores, como São Luís, Santa Inês, Balsas, Caxias e outras. Vamos corrigir isso e trazer de volta a esperança para Santa Helena”, garantiu aplaudido pela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário